Dudão assume presidência da AMURC
O prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi (Dudão) foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC), tendo o prefeito de Frei Rogério Osny Alberton como vice. O cargo foi transmitido pela prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind, após eleição em assembléia geral ordinária realizada nesta segunda-feira (23 de fevereiro). Entre os principais desafios assumidos pela nova diretoria, está a defesa do posicionamento dos Municípios associados quanto às necessárias reformas política e tributária.
A Amurc considera a reforma política como uma demanda que deve ser enfrentada imediatamente conforme a vontade popular. Demonstra a necessidade de promoção de amplo debate popular sobre o assunto e sugere a unificação dos mandatos municipais, estaduais e federal para 2018, extinguindo-se a realização de eleições a cada dois anos.
Quanto à reforma tributária, a associação avalia a causa como urgente, considerando a situação orçamentária dos municípios caracterizada pelo continuado e crescente estrangulamento financeiro. Situação gerada pelo constante aumento de atribuições e responsabilidades dos Municípios combinada com a perda de recursos financeiros derivados de desonerações tributárias e de deficiências nas legislações.
Metas para 2015
Além de promover debates com a sociedade acerca das prováveis reformas política e tributária; a Amurc pretende dar continuidade a ações em prol da implantação e consolidação do curso de medicina para a Universidade Federal de Santa Catarina – campus Curitibanos, bem como sugerir mecanismos de ingresso diferenciado para estudantes da região.
Permanecem na lista de prioridades da diretoria da Associação: negociações políticas para viabilização de rodovias de interesse estratégico da região; captação de recursos para a construção de silo para estoque regional de produtos agrícolas em Frei Rogério; liderança de acompanhamento e defesa do traçado pelo planalto da Ferrovia da Integração; avanços nos processos de reivindicação pela duplicação da BR-116 e possível revitalização e duplicação da BR-470; participação ativa da construção do Plano de Desenvolvimento Regional; e retomada de discussões para desenvolvimento turístico.