História

Curitibanos de vitórias

O Município de Curitibanos teve seu chão, em tempos idos, povoado pelos índios Botocudos. Esse puro sertão tornou-se convidativo para o homem branco desbravador. Tropeiros cansados encontram nestas terras um ponto estratégico para recobrar suas forças. Neste pouso e repouso de Tropeiros lá se vão os anos de 1700. O Capitão Antônio Pereira, membro da comitiva fundadora de Lages, de olhar aguçado, logo percebe que esses “Campos dos Curitibanos” não são de se jogar fora, e destemidamente cria a “Fazenda dos Curitibanos”, de pouca duração, pois os Índios Botocudos não ficaram quietos e atacaram incansavelmente a dita fazenda até ser desativada.

Chegaram os anos de 1800, e com a insistência de pioneiros corajosos estabelece-se um pequenino povoado. Em 1851 já se chamava: “Distrito dos Curitibanos e Campos Novos Reunidos”. Uma Lei Provincial em 1864 dá o título de “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição”. Progresso é progresso, então, alcança-se a data de 11 de junho de 1869, que marcaria para sempre esse chão, nasce o Munícipio de Curitibanos.

Tropeirismo, Revolução Farroupilha, Revolução Federalista e Guerra do Contestado, desafiaram a coragem, a lucidez, os sonhos, os projetos da gente desse chão. Essa gente foi vencendo desafio por desafio. Atualmente, com incontida emoção, celebra-se 148 anos de vitórias. Vitórias “sem dúvidas”, uma vez que vitórias não representam conquistas sobre as guerras, sobre as batalhas. Em Curitibanos se vê a vitória do trabalho, do progresso, do cidadão que mesmo antes dos primeiros raios de sol por entre as araucárias, já está de pé. E assim segue-se a vida, nesta cidade em franco desenvolvimento.

Luiz Antônio Cidral da Costa / Secretaria de Educação e Cultura

 

Biografia de curitibanenses

 

Museu Histórico Antonio Granemann de Souza