Apresentação

Bem-vindo a Curitibanos!

Poucas cidades podem contar com uma riqueza histórica, cultural e econômica como a de Curitibanos. Nascida a partir de tropeiros que viram no local um ponto estratégico de ligação entre o Sul e o Sudeste brasileiros, foi palco para importantes movimentos sociais como o Contestado e a Revolução Farroupilha.

Formada pelas mais diversas etnias, o que lhe rendeu um povo hospitaleiro e receptivo. Frutos de diversos ciclos econômicos, desde o gado, passando pela madeira e pela agricultura, vê hoje retomada a principal vantagem competitiva: a localização estratégica como fonte de geração de riqueza. A condição ímpar de logística passa a ser primordial na estruturação das mais diversas atividades e para o futuro.

A cidade vive um momento especial, com investimentos de grande porte em plantas industriais e, em especial, na estruturação como polo educacional – esta é talvez a maior oportunidade de nossa história e também nosso maior desafio.

Sem deixar de lado outras atividades importantes como a agricultura, a madeira ou a indústria, que seguem em expansão, buscamos a consolidação da cidade como polo educacional. Queremos um perfil de desenvolvimento sustentável inédito, fomentando o setor de serviços.

Roque Pellizzaro Júnior / Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Foto: Daniela Rinaldi