Mais de 13 mil atendimentos no Conselho Tutelar
Conselho Tutelar de Curitibanos contabilizou, em 2014, 13.654 mil atendimentos. A presidente Neiva da Cruz Germiniani avalia que a demanda de encaminhamentos cresceu no último ano e salienta a importância do serviço para as famílias curitibanenses.
No entanto, mesmo estando tão presente na rotina da população, Neiva observou que muita gente ainda não sabe quais são as atribuições do órgão. “Sobretudo para o conceito de guarda, muitos não acham que o termo temporário de responsabilidade é a guarda da criança. O Conselho não dá guarda, essa é uma atribuição da justiça apenas”, comentou.
De acordo com a presidente, entre as atribuições do Conselho está atender a queixas, denúncias, reclamações, reivindicações e solicitações pelas crianças, adolescentes, famílias e comunidade. Requisitar serviços públicos nas áreas da saúde, assistência social previdência, trabalho e segurança. Além disso, certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes de crianças e adolescentes.
O Conselho também representa o Ministério Público para efeito de ações de suspensão do poder familiar. Expede notificações e acompanha os casos para definir a melhor forma de resolver o problema. Orientar, visitar e aconselhar também é uma das atribuições. A presidente comentou que o Conselho tem um bom retorno com as denúncias anônimas através do Disque 100, que atualmente representam uma média de oito por dia.
O trabalho é desenvolvido em parceria com Justiça, polícias Militar e Civil, secretarias de Educação e Assistência Social. Depois de analisado cada caso, os conselheiros dão o devido seguimento e encaminham cada situação para o local certo. “Temos só a agradecer aos órgãos que trabalham em parceria e nos auxiliam no trabalho. Temos tido um bom resultado com esse sistema de plantões 24 horas”, afirmou.
Em Curitibanos, são cinco conselheiros eleitos pela comunidade que trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h45’ às 11h30’ e das 13 às 17h15’ e que, aos fins de semana e feriados trabalham em regime de plantão 24 horas.
Segundo Neiva, as ocorrências que tem maior demanda são as envolvendo violência, em casa, na escola, nas ruas; drogas, com uso de bebidas alcoólicas, cigarro e as ilícitas; situações de negligência dos pais e desobediência dos filhos. “Nossas crianças e jovens estão muito rebeldes. Presenciamos situações de filhos que não respeitam os pais e ignoram os limites, veem apenas os direitos, sem pensar nos deveres”, observou Neiva.
Para Neiva, o diálogo tem sido um dos meios de maior abordagem do Conselho e que tem trazido resultado. A presidente explicou que a conduta dos pais deve ser mais firme, para que as crianças e jovens possam seguir as leis e evitar o transtorno de passar pela Justiça.
Não só os filhos estão pecando na conduta, mas os pais também. Neiva notou que os casos de maus-tratos também aumentaram. Conforme ela, as agressões verbais tem sido o ponto alto dos atendimentos. “A palavra machuca mais que uma agressão física no meu ponto de vista, por tratar do psicológico”, completou.
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