BENEFICIÁRIOS DO CRAS PARTICIPAM DE CONFRATERNIZAÇÃO

A última sexta-feira (25 de julho) foi dia de festa para as famílias beneficiadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Curitibanos. A Secretaria de Ação Social e Habitação promoveu um Arraial para confraternização da equipe de trabalho e usuários do Centro.


De acordo com a equipe, o objetivo da ação foi promover um momento de lazer e de reflexão, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Essa confraternização deve ser repetida mensalmente, além de que a Secretaria prevê para setembro, comemoração alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência, que deve contar com orientações, palestras e panfletagem.

O Cras é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo Cras consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Um dos serviços ofertados é de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Os quais recebem orientações sócio educativas, participam de oficinas com educador físico, violão,flauta, artesanato, entre outros.

O Centro de Referência de Curitibanos conta ainda com equipe técnica responsável adequada às necessidades da comunidade. Trabalham no Cras: assistente social, psicólogo, pedagogo e técnicos de nível médio.

Fazem parte das funções dos profissionais que formam a equipe técnica: recepção e acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade social; oferta de procedimentos profissionais em defesa dos direitos humanos e sociais e daqueles relacionados às demandas de proteção social de Assistência Social; vigilância social; conhecimento das famílias referenciadas e as beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Programa Bolsa Família (PBF); acompanhamento familiar; proteção pró-ativa por meio de visitas às famílias que estejam em situações de maior vulnerabilidade ou risco; encaminhamento para avaliação e inserção dos potenciais beneficiários para o Cadastro Único e das famílias e indivíduos para a aquisição dos documentos civis fundamentais para o exercício da cidadania; produção e divulgação de informações de modo a oferecer referências para as famílias e indivíduos sobre os programas, projetos e serviços socioassistenciais, sobre os órgãos de defesa de direitos e demais serviços públicos; e apoio nas avaliações de revisão dos cadastros do Programa Bolsa Família, BPC e demais benefícios.

Mais informações no Cras: Rua João Caetano da Silva, 98; telefone 3241-1424; ou pelo e-mail cras2@curitibanos.sc.gov.br.