Semana do Idoso

Esta semana, de 28 de setembro a dois de outubro, é destinada a comemorações alusivas à terceira idade. A Semana do Idoso conta com atividades diárias nos Núcleos Municipais de Ensino e Centros de Educação Infantil que consistem em atividades de lanche e recreação entre avós e netos, além de espaço reservado para notas de interesse dos idosos durante o programa de rádio do Município de Curitibanos.

Nesta terça-feira (29 de setembro), representantes da terceira idade reuniram-se no auditório da Universidade do Contestado (UnC), onde participaram de mesa redonda a respeito de “Educação Financeira”.
Amanhã (30 de setembro), haverá baile e lanche no Salão Deola, a partir das 14 horas. No mesmo horário inicia, na quinta-feira (1º de outubro), palestra com Roselei Luiz Angst com o tema: “Faça da vida um show”.
As atividades encerram na sexta-feira (2 de outubro) com a tradicional caminhada com saída em frente ao Paço Municipal, às 15 horas em destino à Praça Centenário (Parque do Capão). 
O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado no dia primeiro de outubro. A data foi criada pela ONU a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982. Para comemorar a data, em Curitibanos, a semana entre 28 de setembro e dois de outubro será destinada a atividades voltadas à terceira idade.
Durante todo o ano, as pessoas com mais de 60 anos têm atividades exclusivas em Curitibanos. Todas as quartas-feiras, a partir das 14 horas, no Salão Deola, há baile da terceira idade. Quem gosta de jogos de mesa e bocha, pode participar dessas atividades todas as quintas-feiras, às 13h30, na AABB. No mesmo local, com início às 13h30, há aulas de dança coreográfica, todas as quartas-feiras.
Idosos podem participar, ainda, de oficinas de artesanato, manicure, reaproveitamento de alimentos, informática, dança e atividades físicas todas as terças e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, no Cras.
A Universidade do Contestado oferece atividades gratuitas para pessoas com mais de 60 anos, através do programa Universidade Aberta a Terceira Idade, que se propõe a desenvolver atividades oportunizando novos aprendizados e do convívio social.