Cohab I receberá Praça Esportiva; inauguração acontece neste sábado (25)
Neste sábado (25), às 14 horas, acontece a inauguração da Praça Esportiva da Cohab I, localizada entre as Ruas Francisco Lemos, Carlos Gomes e Hélio Amaral. A praça receberá o nome de Paulo Caramuru.
Com um investimento de R$ 777.423,79 e uma área de 4.589,53 metros quadrados, a praça oferece à população quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de areia e playground. O valor também inclui a pavimentação, paisagismo e mobiliário urbano da área.
Esta é a quarta praça a ser inaugurada do programa “De Praça em Praça”, criado em 2023 através da Secretaria de Obras, que investe mais de R$ 5 milhões, entre recursos próprios e emendas parlamentares, na revitalização/construção de oito praças do município.
Quem foi Paulo Caramuru?
Nascido em 3 de setembro de 1943 no município de Bom Retiro/SC, Paulo Caramuru é filho de Turíbio Laurentino Ferreira e Maria Borges Ferreira. Começou a trabalhar aos oito anos de idade ajudando seus pais na agricultura. Aos 16 anos, iniciou suas atividades na mecânica de automóveis. Em 1961, aos 18 anos, veio morar em Curitibanos. Seu primeiro emprego foi na oficina mecânica do Senhor Volni Westphal, e em 1962, foi para a oficina de Oscar Bigarella. Seu primeiro registro na carteira foi no Comércio de Automóveis Curitibanos S.A. De 1967 a 1970, trabalhou na oficina autorizada Auto França.
Em 1970, fundou sua própria oficina mecânica, localizada na Av. Salomão Carneiro de Almeida, ao lado da Dagostini Autopeças. Em 1971, vendo a necessidade da população, comprou uma Kombi de 1959 para fazer o transporte coletivo. Neste mesmo ano, casou-se com Ione Teresinha Vilani, com quem teve quatro filhas: Raquel, Ana Paula, Danyelle e Paula Kelli. Em seu segundo casamento, com Sônia de Fátima Vieira, teve Paulo Caramuru Ferreira Filho.
Em 1973, junto com sua esposa Ione, fundou a Auto Viação Caramuru Ltda, adquirindo mais uma Kombi de 1960 e, em 1974, seu primeiro ônibus. Em 1979, mudou-se para o Bairro Cohab 1, sendo um dos primeiros moradores do bairro, onde instalou sua oficina mecânica e sede da empresa. Devido ao muito trabalho e dedicação, sua empresa cresceu e, por muito tempo, além de transporte coletivo, realizava excursões e viagens para o Paraguai.
Caramuru sempre dividiu seu tempo entre a empresa e a comunidade, principalmente ajudando no bairro. Foi Presidente do Conselho Comunitário Cruzeiro do Sul por 20 anos e membro Rotariano.
Iniciou sua vida política em 1980, quando, a convite do Sr. Armando Costa e do Sr. Ulisses Gaboardi Filho, filiou-se ao PMDB. Em 1988, concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores, sagrando-se eleito com 523 votos. Sua candidatura se originou a pedido da própria população. Paulo Caramuru foi Presidente do Diretório do PMDB municipal de 1997 a 1998, sempre prestando serviços à comunidade.
Em 2000, Paulo Caramuru foi o vereador mais votado, com 1.082 votos. Caramuru tem cinco filhos e nove netos, e deixou como exemplo para sua família valores como a simplicidade, honestidade, companheirismo e serviço à comunidade.