Secretaria de Saúde alerta para descarte correto de seringas e agulhas
Agulhas e seringas são fundamentais para a manutenção da saúde de milhões de pessoas todos os dias, mas é preciso estar atento sobre o descarte correto desse tipo de material. Além de representarem perigo para equipes de coleta de lixo, o descarte incorreto representa perigo de transmissão de doenças e para o meio ambiente.
Em Curitibanos, a Secretaria Municipal de Saúde orienta para que a população armazene o material em locais corretos, como coletores rígidos como garrafas pet, que posteriormente podem ser entregues a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Em posse do material, a UBS destinará o material para a empresa especializada na coleta e descarte desse tipo de resíduo.
Em uma garrafa pet, o ideal é que após 2/3 do espaço da garrafa esteja preenchido, ela seja encaminhada para alguma UBS sempre bem vedada. Materiais como algodão ou qualquer tipo de papel não deve ser misturado.
Conforme a Secretaria de Saúde, o maior volume da produção domiciliar desses resíduos decorre do uso de insulina e outros medicamentos injetáveis por pessoas com diabetes, embora o uso de medicamentos injetáveis seja frequente também no tratamento de outras patologias como obesidade, infertilidade, problemas de coagulação e alergias.