Preifetura inaugura CEI Emilia Tulchak Popinhak, no bairro Santo Antônio
A Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Educação, inaugurou na noite desta terça-feira (25), o Centro de Educação infantil Emilia Tulchak Popinhak, em solenidade que contou com a presença de autoridades do município e familiares da homenageada.
Com um investimento total de R$3.543.616,84, o educandário já recebe 180 crianças do bairro Santo Antônio de Paduá, mas tem capacidade para mais de 300. A área de 1.758,75 metros quadrados foi projetada visando segurança e acessibilidade aos alunos e equipe pedagógica e conta com 13 salas de aula, refeitório, biblioteca, cozinha industrial, lavanderia, depósito, sala de informática, área administrativa com cinco ambientes, pátio coberto com espaço de integração e socialização que abrange todas as idades dos alunos, além de playground adaptado.
Durante o ato de inauguração, os alunos do Pré I e Pré II realizaram apresentação cultural.
Quem foi Emilia Tulchak Popinhak
Emilia Tulchak, nasceu em Antônio Olinto, no estado do Paraná, em 9 de abril de 1905, filha de imigrantes europeus ucranianos. Foi criada em uma colônia ucraniana, quando aprendeu a ler e escrever no idioma.
Casou-se com Gregorio Popinhak aos 16 anos. O casal viveu por alguns anos em Antônio Olinto antes de se mudar para Três Barras. Em 1937, aceitaram o convite de um familiar, irmão de Gregório, para residirem e trabalharem em Curitibanos, na localidade de Marombas.
Emilia e Gregório tiveram 15 filhos: Rosa, Ana, Miquelina, Bruneslava, Pedro, João, Joana, Helena, Antônio, José Rogério, Noely Terezinha, Leniro Salvador, Maria Odete, Maria Célia e Eolita. Para Emília, seus filhos eram sua maior riqueza, e ela se dedicava a eles com incansável amor e zelo materno.
Emília não era apenas uma mãe zelosa, mas também uma figura acolhedora em sua comunidade. Sua casa em Marombas, além de lar, tornou-se também um espaço de aprendizagem. Parte da residência foi transformada em escola, e ela, com sua generosidade natural, dedicava-se às crianças que ali estudavam. Durante os intervalos brincava com as crianças e nestes momentos compartilhava com carinho as frutas produzidas em seu pomar.
Sempre foi uma pessoa humilde, conquistou muitas amizades ao longo de sua vida na comunidade do Marombas. Emília faleceu em Curitibanos, no dia 9 de fevereiro de 1953, com 47 anos de idade.
___________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(49) 3241-7677
Departamento de Assessoria de Imprensa
Texto: Nicolly Kellet
Foto: William Dias
(49) 3241-7200
http://www.facebook.com/prefeituradecuritibanos
http://www.instagram.com/prefeituradecuritibanos
http://www.tiktok.com/@prefeituradecuritibanos