Administração Municipal inaugura campo society na localidade do Marombas

Na manhã desta terça-feira (30), a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, inaugurou o campo de futebol society Francisco Carvalho de Oliveira, que atenderá os alunos do Núcleo Municipal do Campo (NMC) Leoniza Carvalho, na localidade do Marombas.

Com investimento de R$ 425.360,69, o espaço possui ampla infraestrutura com dimensões de 44×24 metros, contando com alambrado, grama sintética, traves oficiais de futebol suíço e arquibancadas.

A solenidade contou com a presença das autoridades locais, familiares do homenageado, comunidade escolar e comunidade do Marombas. Para oficializar a inauguração do campo, alunos do NM Leoniza Carvalho Agostini realizaram uma partida de futebol.

Quem foi Francisco Carvalho de Oliveira?

Francisco Carvalho de Oliveira nasceu na localidade do Guarda-Mor, interior de Curitibanos, em 28 de maio de 1925. Filho de Otávio de Oliveira e Maria Tereza Carvalho de Oliveira, teve 3 irmãos: Elza, Acelino e Aldo.

Francisco, que era conhecido popularmente por “Chico do Otávio”, casou com a senhora Laides Goetten de Oliveira, e desta união tiveram 3 filhos: Otávio, Iris e Francisco.

Mais tarde, formou uma nova união com Leila Regina Schwinden, e desta união tiveram um filho: John Lennon.

Passou grande parte de sua infância morando com a família de José Bula, um grande pecuarista da época, e lá aprendeu desde pequeno o ofício de manejo com o gado.

Aos 12 anos, começou a trabalhar como tropeiro para o senhor Avelino Werner, com uma comitiva formada por 4 tropeiros e 10 mulas mansas. Viajavam a cavalo de Curitibanos a Itajaí, um trajeto que durava 10 dias, transportando lotes de até duzentos animais. Assim “Chicão”, como passou a ser chamado, executou esta tarefa durante 18 anos. Durante este período, sua remuneração era realizada de acordo com o número de animais entregues ao frigorífico do seu patrão Avelino.

Após alguns anos de trabalho, conquistou com sua família algumas áreas de terras na localidade do Guarda-Mor, onde fixou residência na Fazenda da Floresta, local que já havia sido de propriedade do Coronel Henrique de Almeida, um dos primeiros prefeitos do município de Curitibanos.

Na Fazenda da Floresta, Chicão teve como uma das principais atividades a criação de animais como bovinos, búfalos, ovelhas, suínos e equinos, sendo assim um grande incentivador da pecuária de Curitibanos.

Sempre foi apaixonado por corridas de cavalos, e foi criador das raças Inglês, Árabe e Quarta de Milha. Na época, as corridas eram realizadas em raias na localidade do Marombas, local que hoje abriga o NMC Leoniza Carvalho Agostini. Em Curitibanos, Chicão foi um dos idealizadores e incentivadores para a construção de uma raia de cavalos, localizada próxima ao Parque Pouso do Tropeiro.

Francisco sempre foi atuante na comunidade do Marombas, presidiu em várias oportunidades a comissão da Igreja, tendo como grandes amigos e festeiros, Sizenando Fabricio de Carvalho, Setembrino Marins da Silva e Francisco Assis de Carvalho, que puderam durante as suas gestões construir o salão de festas da Igreja do Marombas.

Francisco nos deixou em 19 de julho de 2007, aos 82 anos. Para a sua família e amigos uma grande saudade, e um legado com exemplo de um homem que no lombo de um cavalo construiu a sua vida e o sustento de sua família, em um tempo de grandes adversidades, sempre pensando no bem comum e da comunidade curitibanense.