Administração Municipal inaugura CEI Marilúcia Costa

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, inaugurou na noite desta quarta-feira (12) o Centro de Educação Infantil Marilúcia Costa, no bairro Nossa Senhora Aparecida, que atenderá mais de 300 alunos.

Com área de 1.788,75 metros quadrados e projetado visando segurança e acessibilidade aos alunos e equipe pedagógica, o educandário conta com oito salas dedicadas a ensino de creche e pré-escola, banheiros, sala de informática, biblioteca, fraldário, lactário, refeitório, entre outros ambientes compartilhados, como pátios e sala dos professores. O investimento total da construção é de R$ 3.117.193,08.

Quem foi Marilúcia Costa?

Marilúcia Silva da Costa nasceu em Curitibanos, no dia 13 de fevereiro de 1949, primeira filha de Oricimbo Caetano da Silva e Iolanda Basco.

Seguindo a carreira da educação, cursou o magistério. Após algum tempo, mudou-se para São Paulo para acompanhar seu esposo, Armando Costa. Lá permaneceram durante anos, mas retornaram, seguindo o lema “você deve florescer onde foi plantado”.

Em Curitibanos, teve seus três filhos junto a Armando; Dhébora Costa Pellizzaro, Rodrigo Costa e Thamara Costa Longhi.

Foi empreendedora no comércio local sempre nutriu um contato muito próximo com as pessoas. Em 1982, tornou-se primeira-dama e iniciou um trabalho social que foi referência, com ações como abertura de creches, estruturação da distribuição diária de leite de soja para a população e desenvolvimento de grupos profissionalizantes, para melhorar a renda das famílias através das mulheres de nossa cidade.

Foi uma grande sonhadora na causa de elevar e acolher o ser humano, era idealista como ninguém e apaixonada pelo povo curitibanense.

Única mulher a comandar o Executivo Municipal, Marilucia foi vice-prefeita de 1993 a 1996, no governo de Generino Fontana. Em 1996, foi eleita prefeita de Curitibanos, exercendo a função até o final do ano 2000. Neste período, deu continuidade aos projetos sociais, estruturou o aeroporto de Curitibanos, e trouxe também, um olhar voltado para urbanização do município. Tudo isso, visando suporte para crescimento e instalação de novas empresas.

Sempre se sentiu missionada em relação à população mais carente da cidade, realizando projetos de acolhimento.

Marilúcia faleceu em 25 de setembro de 2019, deixando legado de garra, determinação e superação constante através da vida pessoal e da carreira política que construiu.