Mais de 900 imunizados no Dia D contra a gripe
O Dia D de vacinação contra a gripe, promovido pela Administração Municipal através da Secretaria de Saúde no último sábado (13), contabilizou 996 pessoas imunizadas.
A campanha de vacinação contra a influenza acontece desde 25 de março e segue até 31 de maio na Sala de Vacinas na Avenida Leoberto Leal, que atende das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
Até agora, foram vacinados 4.215 pessoas, sendo a meta 17.102. Mesmo com o início da campanha adiantado, é registrada baixa procura do imunizante pelos grupos prioritários, em destaque os professores, gestantes e crianças.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por isso, a vacinação é considerada a melhor estratégia para prevenção. A vacina disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde garante proteção contra três cepas da influenza.
Os grupos prioritários são: trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; professores do ensino básico ao superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; caminhoneiros; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros e de longo curso; trabalhadores portuários, e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para receber a imunização, é necessário levar a caderneta de vacinação para atualização do registro e o prontuário municipal para o registro adequado do imunizante.
(Texto: Nicolly Kellet | Foto: William Dias)