Autorizada construção de nova sede para o Cras

Em breve, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) receberá casa nova. Está autorizada a construção de sede, ao lado da antiga escola Cardeal Câmara, na Rua Barão do Rio Branco. Segundo o Secretário de Assistência Social e Habitação João Carlos Martins dos Santos, está agendada para segunda-feira (13 de outubro) visita in loco da empresa responsável para o início dos trabalhos. O prazo para conclusão da obra é de 90 dias.
Atualmente, os trabalhos são realizados em prédio locado em frente à Igreja Luterana. “Com a nova sede, deixamos de ter essa despesa com aluguel e ainda contamos com a proximidade do prédio onde funcionarão os serviços de fortalecimentos de vínculos (oficinas) e os cursos do Pronatec”, comemorou o secretário, ressaltando que essa conquista é fruto de um trabalho árduo que iniciou ainda em 2013. 
Com a conclusão das obras nos dois prédios, serão mantidos anexos à Secretaria de Educação e Cultura o setor de gestão da Secretaria de Assistência Social, de benefícios eventuais, o Conselho Tutelar, o atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família e a produção de leite de soja.

CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. 
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. 
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.