A ligação sem todo o sistema estar pronto pode acarretar transtornos para os próprios moradores

SES Curitibanos: Implantação de redes coletoras se aproxima dos 60%

Com quase 60% das redes coletoras instaladas e aproximadamente 70% das ligações domiciliares concluídas, o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos já conta os meses para entrar em funcionamento.

A previsão é que as obras sejam concluídas até o final deste ano e a expectativa é que o start seja dado no começo de 2020. Nesta primeira etapa da implantação do Sistema, cerca de 30% da população urbana será contemplada. Até então o serviço não é oferecido na cidade.

Além da reta final da implantação das redes coletoras, que iniciaram em 2016, também segue em ritmo acelerado a construção da Estação de Tratamento, localizada no Bairro São Francisco. A estação será a responsável pelo tratamento de todo o esgoto coletado através das redes implantadas. A ETE terá capacidade para depurar 40 litros de esgoto por segundo.

Assim como em Curitibanos, vários outros municípios do estado estão recebendo investimentos nesta área. A meta do governo de Santa Catarina é deixar a 23ª posição no ranking nacional de cobertura de esgoto e pular para o quarto lugar. Para tanto a CASAN está investindo R$ 1,6 bilhão em obras de saneamento em dezenas de cidades catarinenses. Ainda neste ano a expectativa é alcançar uma cobertura de 49% de coleta e tratamento no Estado, no ano passado essa cobertura era de 19%.

Em Curitibanos o Governo do Estado está investindo mais de R$ 46 milhões.

 

PRINCIPAL ORIENTAÇÃO DA CASAN

A principal orientação da CASAN continua sendo aos moradores que já tiveram a rede coletora executada em frente a sua residência.

A companhia tem alertado, veementemente, para que a população que já teve a rede assentada em frente a sua casa não faça a ligação na caixa de inspeção (CI).

A ligação sem todo o sistema estar pronto pode acarretar transtornos para os próprios moradores (retorno de esgoto nas residências), além de prejudicar o andamento da obra, e trazer mau cheiro para a cidade.

A liberação para ligação ao sistema público será comunicada e orientada pela CASAN no momento adequado, quando todo o sistema estiver concluído – inclusive a Estação de Tratamento.

 

 

 

LEGENDA FOTO EM ANEXO: Projeto da estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto que está sendo construída no Bairro São Francisco.