Administração libera 400 pontos de internet gratuitos para alunos cadastrados da Rede Municipal de Ensino
Dando continuidade ao projeto TechEducação, implantado na Rede Municipal de Ensino em 2019, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação está liberando acesso gratuito à internet para alunos que não em situação de vulnerabilidade econômica.
Os alunos fizeram um cadastro na Secretaria de Educação e terão acesso às redes com fibra ótica que serão instalados em sua residência. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 400 mil.
Conforme explica o prefeito Kleberson Lima, que na época de implantação do projeto era secretário da Educação, um dos principais objetivos desta sequência é garantir o direito a inclusão digital para todos. “Sabemos que ainda temos crianças que não tem condições de manter uma internet de qualidade em suas residências, por isso, nossa preocupação em oferecer esta ferramenta, que é fundamental para que os alunos possam acompanhar a inclusão digital e se preparar com tranquilidade para o futuro”, destacou.
Os modens, aparelhos necessários para estabelecer a conexão serão fornecidos na forma de comodato, ou seja, caso as famílias mudem para outros municípios, os aparelhos serão devolvidos como patrimônio da Prefeitura de Curitibanos.
A secretária de Educação Patrícia Bastos Maciel comenta todos os benefícios que o projeto TechEducação trouxe aos alunos, especialmente no período de Pandemia. “Com o projeto em funcionamento, a adaptação dos alunos com as atividades remotas devido a suspensão das aulas por conta da Pandemia foi muito mais rápida e produtiva, pois já estavam bem adaptados às propostas tecnológicas oferecidas pela Rede Municipal de Ensino. O TechEducação auxiliou muito durante o período pandêmico, embora o objetivo do programa seja muito mais amplo e vise a inclusão digital de forma global. Com o retorno gradual das escolas, tivemos o sistema híbrido, sendo uma semana de aulas remotas e uma semana de aulas presenciais, mais uma vez os alunos sentiram os benefícios da tecnologia, pois estavam inseridos em sala, em tempo real, mas virtualmente”, explicou.
Os pontos de acesso a internet facilitarão todas as atividades propostas pela Secretaria Municipal de Educação que são feitas de forma remota, o que beneficiará também os pais, que podem se comunicar diretamente com a escola através da agenda digital, já em funcionamento desde 2019.
A inclusão digital e a evolução tecnológica proposta pelo município de Curitibanos tem chamado atenção de vários municípios, que enxergam um modelo de inclusão digital. O município também conquistou o título de primeira cidade do Brasil a implantar um sistema completo de tecnologia educacional, sendo destaque no cenário estadual por vários veículos de comunicação.
Saiba mais sobre o Tech Educação
Sala de Realidade Virtual. Com investimentos de R$ 210 mil, a nova sala está equipada com 15 TVs e 15 óculos VR (Virtual Reality), instalada na Secretaria de Educação.
Além de contemplar os alunos dos Núcleos Municipais de Curitibanos, a nova Sala está disponível também para Rede Estadual de Ensino e universidades, que contam com novos equipamentos tecnológicos, ferramentas para fixação de conteúdo e melhora no aprendizado.
Conforme os técnicos da Secretaria, a sala é uma extensão de apoio ao aprendizado em sala de aula, com o sistema híbrido de ensino. “Um exemplo muito interessante da capacidade das salas de realidade virtual é o estudo do meio, em que as crianças deslocam-se virtualmente até certos locais para aprender sobre o conteúdo explicado em sala. Muitos destes lugares podem ser visitados com a experiência da Realidade Virtual, que leva os alunos a observar e entender cada detalhe do local que estão pesquisando”, explicaram.
Sobre o projeto TechEducação
O projeto TechEducação oferece aos alunos e docentes da rede, a aterrissagem das tecnologias dentro de sala de aula, atuando através de soluções que facilitam o processo de aprendizagem e comunicação.
Após a preparação das escolas para suportar o sistema, uma das primeiras ações implementadas foi a agenda digital.
As ferramentas tecnológicas promovem a equidade na educação, potencializam a capacidade dos professores e aproximam a escola do universo do aluno, aumentando seu engajamento.
Um exemplo prático do que acontece em sala de aula, é que os pais tem acesso a todos os conteúdos trabalhados no período escolar, através de uma plataforma que possibilita aos alunos acessarem os conteúdos e a comunicação com os professores. As aulas são interativas, com lousas digitais, que permitem que o aluno seja o protagonista em sala de aula e que desenvolva suas competências e habilidades dentro da inovação tecnológica.
Outra ferramenta bastante promissora no aprendizado é o Minecraft (o mundo dos blocos), pesquisas vêm demonstrando que eles ajudam no aprendizado das crianças. Febre entre os mais jovens é um dos mais populares jogos do momento. Muitas escolas ao redor do globo estão vendo nele uma possibilidade real de trabalhar uma série de competências que se alinham a propostas curriculares das instituições.
Vários sistemas foram implantados simultaneamente, esse é o diferencial de Curitibanos. Oferecer a estrutura necessária, tanto na ampliação da rede de internet, quanto na capacitação da equipe pedagógica, que recebe o suporte necessário.
Um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento do projeto é a Nuvem Educacional que é o programa que reúne todas as informações de aula, de todas as disciplinas para cada aluno, onde a visualização de suas atividades ocorre de forma similar às redes sociais, através de feeds, avisos de tarefas, envio de trabalhos, comunicação entre professor e aluno, ocorre de forma dinâmica.
Além da nuvem educacional, ainda há a nuvem coorporativa, que é o ambiente em que os professores e equipe pedagógica interagem com troca de informações e metodologias que melhoram o desempenho em sala.
Também é ofertado aos alunos o sistema de aprendizagem que consiste em uma forma de ensino das disciplinas de Português e Matemática gameficada, com trilhas de aprendizagem que possibilitam o aluno observar seus pontos mais fracos e aprender a desenvolvê-los de forma eficaz e lúdica.