Novas opções de cultivo para produtores rurais da região

Produtores rurais de Curitibanos estão diversificando seus cultivos e apostando em novas alternativas de produção. Com incentivo municipal, as culturas de uvas e oliveiras vêm apresentando bons resultados, de acordo com a secretária de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Neide Furlan. Por isso, a Prefeitura está cadastrando mais interessados em testar os plantios.

Em 2013, a Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria, com parceria da Epagri e de um produtor local, fez a distribuição de mudas de oliveiras (azeitona), para que a cultura fosse testada no clima da cidade. Na época, seis produtores aceitaram a implantação de unidades experimentais em seus terrenos. Segundo a secretária Neide Furlan, cinco produtores seguem com o projeto. “A oliveira demora até três anos para começar a dar frutos, mas o que percebemos é que ela adaptou-se às condições climáticas de Curitibanos”, avalia.
Neide esclarece que o principal objetivo de incentivar a nova cultura é alcançar a diversificação dentro das propriedades. “Hoje, debate-se muito o fato de o homem do campo permanecer no campo e é isso o que estamos buscando com novas culturas, pois são novas oportunidades de renda para o agricultor”, reforça.
O cultivo das oliveiras tem acompanhamento de técnico da Epagri e foram plantadas três variedades da árvore. “Estamos fazendo novo levantamento para novos interessados no plantio de oliveiras em suas propriedades. Quem quiser pode entrar em contato com a Secretaria, das 8 às 12 horas e das 13h30’ às 17h30’”, informou a secretária.

Uvas
Além de oliveiras, a Secretaria está incentivando o plantio de uvas nas propriedades curitibanenses. Neide adianta que, em 10 de agosto, a Secretaria receberá mais 11 mil mudas de uvas para distribuição aos agricultores.
No ano passado, foram entregues 14 mil mudas, que já estão dando bons resultados. “Essa foi outra cultura que veio para ficar e está dando certo”, comemora.
Ela explica que os interessados podem entrar em contato com a Secretaria e que, além das mudas, recebem gratuitamente o serviço de um técnico para acompanhamento da produção. “Já temos mais de 40 produtores de uva e vamos continuar com esse trabalho”, conclui.

 

Leia mais no site do Jornal A Semana