(Foto: JL Aero Films)

Prefeitura reinaugura Praça da República nesta quarta-feira (3)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Transportes e Obras, reinaugura nesta quarta-feira (3), às 14 horas, uma das mais emblemáticas praças do município: a Praça da República.

Esta é a sétima, de oito praças, a ser inaugurada pela Prefeitura de Curitibanos através do programa “De Praça em Praça”, que entre recursos próprios e emendas parlamentares investiu mais de R$ 5 milhões no esporte, lazer e saúde do município.

Localizada em frente a dois dos maiores cartões postais do município, a Paróquia Imaculada Conceição e o Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, a Praça da República foi totalmente revitalizada e recebeu melhorias e diversos aspectos, como calçadas públicas, aterro, recuperação e plantio de grama nos canteiros, construção de chafariz com 18 jatos articulados, com troca de cores RGB, incremento no paisagismo, substituição de mobiliário urbano, bicicletário, nivelamento dos pisos, novos meios-fios, troca do revestimento dos caminhos, iluminação, recuperação dos postes já existentes e inclusão de novos, bem como a recuperação de placas históricas.

Com uma área total de 2.850 m², o investimento na obra de reforma revitalização totalizou R$ 778.541,64.

História

A Praça da República faz parte da história de Curitibanos, surgindo junto com o povoado no início do século XIX. Construída no alto de uma coxilha, onde hoje estão a Igreja Matriz Imaculada Conceição e o Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, sempre foi um espaço central para a comunidade. Em 1892, foi palco de um importante evento político quando 500 militares anunciaram a nova governabilidade do Brasil e de Santa Catarina, com figuras como o Juiz Bráulio Rômulo Colônia e Marcos Gonçalves de Farias influenciando a população local a apoiar as causas republicanas.

Originalmente um vasto terreno com vegetação nativa e pedrinhas de manganês, a praça passou por diversas transformações. Em 1929, foi nivelada e aplainada, tornando-se um local mais acessível e agradável para os habitantes. Ao longo dos anos, a praça continuou a ser um ponto de convergência social, acolhendo eventos religiosos e culturais, como as missas na Igreja Matriz e apresentações de bandas tradicionais.

Em torno da praça, importantes edificações e clubes foram estabelecidos, incluindo a Sociedade Sete de Setembro em 1924, que serviu como um centro social para os ilustres residentes de Curitibanos.

Monumentos foram construídos e substituídos ao longo das décadas, refletindo as mudanças sociais e culturais da cidade. A praça continua sendo um local de importância histórica e social, simbolizando a evolução e a resiliência de Curitibanos.

Fonte: Antônio Carlos Popinhaki