Sesi articula instalação de sede em Curitibanos
Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) reuniram-se com autoridades curitibanenses na sexta-feira (13), para anúncio oficial de concessão de terreno para construção de uma unidade em Curitibanos.
A Administração Municipal vinha estudando a concessão de espaço há alguns meses e oficializou a doação de área de terras de 2.624 metros quadrados, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, próximo ao antigo Cardeal Câmara.
De acordo o prefeito José Antônio Guidi (Dudão), a reunião foi programada a partir da solicitação de instituições que tem interesse na instalação do Sesi no município. “Sabemos da importância dos serviços oferecidos pelo Sesi e de como contribuirão para o desenvolvimento do município e bem-estar da população. Por isso a necessidade de reafirmar esse vínculo com Curitibanos e fazer com que o projeto tenha andamento o mais rápido possível”, revelou o prefeito.
Dudão adiantou ainda, que a Prefeitura está licitando a reforma do antigo Cardeal Câmara para que possa receber uma secretaria em breve.
Também participaram da reunião o diretor do Sesi (Região Serrana) Dauri Fernandes, diretor do Senai (Lages/Curitibanos) Telmo Coelho, coordenador regional Centro Daniel Tenconi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Curitibanos (Acic) Amarildo Niles, presidente do Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (Sifc) Geanpaulo Pasa, diretor da empresa Mendes Máquinas Newton João Fabris, diretor do Grupo Gaboardi Edson Gaboardi e ex-presidente do Sifc José Miri.
SESI EM CURITIBANOS
Conforme o vice-presidente regional da Fiesc (Região Centro-Norte) Gilberto Seleme, a reunião serviu de base para que os representantes pudessem ouvir e analisar as demandas de Curitibanos para o Serviço. “Percebemos um grande problema na educação no município, sobretudo a básica. Por isso, pretendemos dar ênfase a esse tema quando da instalação, além disso, outros eixos como saúde e lazer também fazem parte dos projetos para Curitibanos”, observou Gilberto.
O superintendente do Sesi/SC Fabrizio Machado Pereira apresentou o modelo da nova unidade e salientou os projetos do Sesi para o município, destacando as frentes de trabalho que serão, educação básica, saúde e lazer. “Se não tivermos indivíduos com a formação escola básica, não poderemos ter trabalhadores buscando capacitação superior. Isso reflete diretamente na indústria que enfrenta uma defasagem de mão-de-obra qualificada na região”, alertou Fabrizio.
Além disso, temas como medicina ocupacional e segurança no trabalho serão foco do Serviço. O superintendente revelou que a construção da Unidade deverá contar com campo de futebol society, salas de aula, laboratórios, consultórios médicos e odontológicos.
As obras devem iniciar no primeiro semestre de 2015 com previsão de conclusão para de 2016, com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões. O modelo apresentado na reunião será encaminhado a Florianópolis para a elaboração de projeto e poderá sofrer adequações para melhor atender às necessidades dos empresários. Em breve, será agendada nova reunião para apresentação do novo projeto.
Leia mais no site do Jornal A Semana