Secretaria de Saúde e Polícia Militar firmam parceria

Parceria entre Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Polícia Militar auxiliará na fiscalização dos casos monitorados que não cumprirem a quarentena

A Pandemia causada pelo Covid-19 é assunto constante em todos os canais de comunicação mundial.

Em Curitibanos, até o momento, não foi confirmado nenhum caso da doença. Conforme dados da Secretaria de Saúde, um dos grandes problemas enfrentados no combate a pandemia e a possível disseminação do vírus é a falta de responsabilidade das pessoas que vão ao Centro de Triagem a Sintomas Gripais, localizado no Núcleo Municipal Rotary. “Quando a pessoa procura o Centro de Triagem, ela passa por uma criteriosa avaliação médica. Se a equipe técnica constatar sintomas de uma possível contaminação do Covid-19, automaticamente o paciente, e os familiares que residem juntos, devem permanecer em isolamento total pelo período de 14 dias. Logicamente, caso os sintomas se agravem, a pessoa deve procurar novamente por ajuda médica”, comentaram.

Mas a questão que vem preocupando os profissionais da área da saúde, é que mesmo os pacientes, assinando um termo de responsabilidade fornecido pelo Centro de Triagem, que exige o cumprimento do isolamento pelo período determinado, muitos voltam a rotina normal, inclusive retornando ao trabalho e realizando as mesmas atividades cotidianas. “Temos várias situações em que ligamos para a pessoa, a fim de monitorá-la e ela encontra-se no mercado, passeando na casa de parentes, enfim. Isso é muito grave e representa um sério risco para toda a população”, comenta a equipe dos profissionais de saúde.

Auxílio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária

Como esta situação tem sido recorrente, a Secretaria de Saúde pediu auxilio para a Guarnição Especial da Polícia Militar de Curitibanos, para que o efetivo auxilie na fiscalização dos monitorados. “Inicialmente, após a assinatura do termo de responsabilidade, onde é preenchido um cadastro com dados como endereço, telefone, quantas pessoas residem no local, estas pessoas já estão comprometidas em manter o isolamento, mas como isso não vem ocorrendo, o monitoramento será um pouco mais rigoroso. Se for constatado que a pessoa encontra-se fora de domicílio no período de isolamento, a Vigilância Sanitária emitirá um termo de intimação e informará a Polícia Militar. Após a informação, a PM localizará o paciente, indicará a atitude correta, conduzindo-o para seu domicílio. Caso o paciente volte a sair do isolamento, ele estará cometendo um crime por desobediência e sofrerá as penalidades cabíveis”, explicaram os profissionais que integra o programa.

A Polícia Militar mostrou-se solícita e pronta para auxiliar na fiscalização. A Vigilância Sanitária está amparada pelo Artigo 12, 21 Caput, 22 da Lei Estadual 6.320/83 c/c artigo 5º Caput do Decreto Estadual 23.663/84, que permite intimar e posteriormente penalizar os pacientes que descumprirem o período de quarentena.