Administração Municipal realiza coletiva de imprensa para informar início da vacinação contra Covid-19
Na tarde desta segunda-feira (18) a Administração Municipal, representada pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, reuniu no gabinete a imprensa local, para realização de uma coletiva, com o objetivo de fornecer informações sobre como será o processo de vacinação contra a Covid-19.
Conforme as informações apuradas até o momento, a previsão é de que a vacina chegue ao município na quarta-feira (26), mas ainda não há uma confirmação destas informações, tendo em vista que a distribuição depende da logística organizada pelo governo do Estado.
Inicialmente, dependendo da quantidade de doses disponibilizadas pelo município, serão vacinados os idosos residentes na Associação Beneficente Frei Rogério (Asilo), além dos profissionais que estão na linha de frente no combate a pandemia, tanto da Secretaria Municipal de Saúde, quanto no Hospital Hélio Anjos Ortiz.
Conforme explicam as autoridades, esta decisão é uma questão de justiça e de reconhecimento, pelos idosos, por estarem em idade que os coloca como grupo de risco e aos profissionais de saúde que arriscaram suas vidas para atender a população.
As lideranças sinalizaram também que, caso sejam disponibilizadas vacinas para serem adquiridas pelos próprios municípios, Curitibanos está preparado, tanto na questão dos insumos (seringas, agulhas, etc), tanto quanto na questão financeira. Adiantaram também que já estão credenciados no Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (CIM Catarina), para a aquisição de 40 mil doses da vacina, se disponível.
Neste primeiro momento, o governo Federal centralizou a distribuição das vacinas e não há autorização para aquisições diretas feitas pelos municípios.
Outra questão levantada durante a coletiva é que ainda não informado pelo governo estadual se as vacinas distribuídas seriam somente para a primeira dose, ou já as duas doses. Isso impacta o número de pessoas a serem vacinadas neste primeiro momento.
Nesta terça-feira (19), o secretário de Saúde participa de uma reunião na regional de Videira, para obter informações mais precisas quanto ao protocolo a ser seguido. Segundo cronograma do Estado, a previsão é de que as vacinas cheguem à regional ainda amanhã e na quarta, inicie a vacinação para o grupo elencado pela Administração.
A vacina que será ofertada a população é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. As etapas seguirão o que preconiza o governo Federal, através do Ministério da Saúde.