Música é desclassificada do Festival Nativista de Curitibanos

A organização do 1º Pousa de Tropa Pouso do Tropeiro, Festival Nativista que acontecerá durante a Expocentro 2014 de Curitibanos, divulgou nesta terça-feira (13) uma nota dando conta da desclassificação de uma das canções que havia sido selecionada pelos jurados na semana passada. A música “Meu tempo virou saudade”, letra deUilian Machado e música de Nirion Machado/Volmir Coelho foi desclassificada por já estar participando da Sapecada da Canção Nativa, de Lages(SC), o que não é permitido pelo regulamento. Assim a canção que irá concorrer no festival, que será realizado de 18 a 20 de julho no Parque Pouso do Tropeiro é a canção “Mulheres de Luta”, letra de Valério Pisauro e música de Adriano Sperandir.

A seleção foi divulgada no dia 09 de maio. Quatro jurados tiveram a responsabilidade de escolher 20 de um total de mais de 400 músicas inscritas de SC, RS, PR, MG, SP, Uruguai e Argentina. Por ser uma novidade, o festival já é considerado um sucesso, já que além do grande número de participantes teve a participação de compositores renomados como Gujo Teixeira, Jari Terres e Élton Saldanha.

O corpo de jurados foi formado por referências da música tradicionalista: Ernesto Fagundes(Família Fagundes), Vaine Darde(compositor de Desassossegos e Herdeiro da Pampa Pobre), Maria Luiza Benitez(Jornalista Rádio Guaíba) e Érlon Péricles(Cantor e melhor compositor do Sul em 2011).

Para o júri no festival integrará este grupo Vitor Hugo(compositor de Desgarrados)

Além de concorrerem a premiação do festival, as vinte músicas classificadas também estarão em um CD, que estará disponível durante a Expocentro.

Relembre as classificadasRegião da AMURC

Aos Olhos de um Campeiro

Letra: Jorge Olliboni Ferreira/Dionisio Clarindo da Costa – Música: Jefferson Buenavista Braz/Charlston Sartori. Interpretação: Charlston Sartori(Charlinho Fogo de Chão) Guamirim Sapecado

Letra, Música e Interpretação: Renato Aloísio Gomes

Maria Rosa

Letra e Música: Magaiver Gindri Pinheiro/Alcides Rodrigues Pinheiro

Potranca Maléva

Letra e Música: Gláucia Cristina Maraccini de Almeida – Interpretação: Maria Rita de Almeida

Terra dos Tropeiros

Letra: Aloir Granemann de Lima – Música: Elias José da Rosa

GERAL:

Canto Chamamecero

Letra e Música: Conrado Bach Neto Júnior

De Onde o Biriva Partiu

Letra: Rômulo Chaves – Música: Samuca do Acordeon

Destino Estradeiro

Letra: Maximiliano Alves de Moraes – Música e interpretação: Cristiano Fantinel

Flor de uma Chita Azulada

Letra: Diego Muller – Música: Marcelinho Carvalho. Interpretação: Leonardo Moralles(Uruguaio)

Meu Chão Sagrado

Letra e Música: Élton Saldanha – Interpretação: Ricardo Porto

Na Bomba de Prata

Letra: Giovane Dodo Gonzalez – Música: Robson Garcia

No Pentagrama do Arreio

Letra: Jari Terres – Música: Carlos Madruga

Pedido

Letra: Túlio Souza – Música: Piero Ereno. Interpretação: Cristiano Quevedo

Pensador

Letra: Gujo Teixeira – Música: Robledo Martins/Everson Maré/João Bosco Ayala

Si se Trata de Cantar

Letra: Juan Moreno – Música e Interpretação: Nestor Moreno/Alejandro.

Sonho Canaã

Letra: José Cesar Matesich – Música: Talo Pereyra

Sou Serrano

Letra: Chicão Goulart – Música: Matheus Alves