Inspeção na obra de esgoto é realizada em Curitibanos
Os técnicos da Comissão de Recebimento de Obra da CASAN realizaram a vistoria que estava programada em Curitibanos. A implantação do primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário do município passa pelos últimos ajustes para entrar em operação. A expectativa é que isso ocorra neste segundo semestre.
Profissionais da área elétrica, civil, mecânica e sanitária estiveram de 24 a 26 de maio inspecionando a obra que vai contemplar cerca de 2.700 residências com a coleta e tratamento de esgoto.
Algumas situações em PVs, nas Elevatórias e na Estação de Tratamento (ETE) foram apontadas para correções que serão realizadas nas próximas semanas. “São questões bem pontuais, como, por exemplo, o deslocamento de tampas dos PVs após pavimentação da rua, ou restos de construtivos em alguns pontos, que deverão ser corrigidos agora. A comissão irá retornar, em aproximadamente 15 dias para uma reavaliação, estando tudo certo daremos seguimento a próxima fase”, explica a engenheira sanitarista da Casan Heloísa Alves Pereira dos Santos.
Conforme Heloisa, neste período que antecede o início da pré-operação a Companhia também vai proporcionar um curso para os encanadores da cidade. O principal objetivo é transmitir orientações a estes profissionais sobre como deve ser realizada a ligação do esgoto da residência até a Caixa de Inspeção (CI).
“É importante salientar que esta ligação ainda não está autorizada. Ela só pode ocorrer após a conclusão de toda a obra. A CASAN vai avisar com antecedência sobre a ligação e também sobre o início da cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgotos”, complementa Heloisa.
Dúvidas sobre a obra podem ser esclarecidas com a Assistente Social do Projeto Socioambiental da obra, Priscila Zamboni. Ela está visitando todas as residências contempladas nesta primeira etapa.