Curitibanos amplia vacinação contra a gripe
Desde esta segunda-feira (29), crianças de até 12 anos já podem ser imunizadas contra influenza em Curitibanos, conforme determina a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A ampliação da faixa etária ocorre em virtude da antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado e do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em crianças dessa faixa etária.
Com a ampliação, a vacina contra a gripe passa a ser liberada para todas as crianças com idade entre 6 meses a 12 anos de idade. Antes, a dose só era liberada para crianças até 5 anos. A aplicação de doses nas pessoas dos demais grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, entre outros, permanece sem alteração.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março em todo o estado de Santa Catarina e segue até o dia 31 de maio.
Conforme a SES, a vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose.
Por isso, a SES alerta para a importância de se vacinar o quanto antes para evitar casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.