Acendimento da Chama Crioula marca início da Semana Farroupilha

Ato simbólico mantém o tradicionalismo da região e as comemorações alusivas a Semana Farroupilha

Na manhã desta terça-feira (13), em frente ao Paço Municipal, autoridades e tradicionalistas locais reuniram-se para cerimônia de acendimento da Chama Crioula, que marca o início das comemorações da Semana Farroupilha.

Conforme destacou a secretária de Educação e Cultura Patrícia Maciel Bastos, o acendimento da chama é um ato simbólico, mas que expressa a riqueza cultural da região e valoriza as tradições locais.

Um dos pontos altos da Semana Farroupilha será a inauguração do monumento homenageando a heroína Anita Garibaldi, que será realizada no dia 25 de setembro, às 15h30. A escultura, produzida por um artista curitibanense está localizada no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. A cerimônia também contará com a presença do bisneto de Anita Garibaldi, Francesco Garibaldi Hibbert.

Acompanhe a programação completa:

13/09 – Terça-feira:

À tarde: palestra nas escolas e atividades nas unidades escolares;

19 horas: Apresentação cultural no Mercado Público pelos tradicionalistas liderados pelo senhor Vilson Lima;

14/09 – quarta-feira:

Manhã: palestra na Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

Tarde: palestras na Rede Municipal de Ensino;

15/09 – quinta-feira:

Manhã: palestras na Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

Tarde: Visita ao Capão da Mortandade com palestra para diretores da Rede Municipal de Ensino;

16/09 – sexta-feira:

Manhã: palestra na Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

19 horas: “Entreverando Gaitas” – Parceria com o programa Entrevero Cultural – UFSC – Mercado Público;

17/09 – sábado:

Manhã: apresentações no Mercado Público de trabalhos e atrações musicais “Entreverando Gaitas” – Parceria com o programa Entrevero Cultural – UFSC;

18/09 – domingo:

Tarde: mateada e apresentações musicais na Concha Acústica – Praça Centenário.

25/09 – domingo:

15h30: Inauguração do Monumento de Anita Garibaldi, Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, que contará com a presença do bisneto da heroína Francesco Garibaldi Hibbert;

Mateada na Praça Centenário;

16 horas: show com a banda Nova Energia, na Concha Acústica, promovido com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.