Administração Municipal inaugura monumento em homenagem a Anita Garibaldi

A obra pesa quase duas toneladas e contou com a ajuda de toda comunidade curitibanense

No último domingo a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou a cerimônia de inauguração do Monumento de Anita Garibaldi, fixado no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.

A inauguração contou com a presença de autoridades locais e participações especiais, entre elas, o trineto de Anita Garibaldi, Francesco Garibaldi Hibbert.

A passagem da heroína dos dois mundos em Curitibanos foi marcada por sua coragem e bravura, ao conseguir fugir, grávida de seu primeiro filho, após ser capturada durante uma das maiores batalhas da Revolução Farroupilha, que aconteceu em Curitibanos, na Fazenda da Forquilha, onde está localizado um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, o Capão da Mortandade.

A cerimônia contou com a apresentação cultural da professora Rossana Platchek Wollinger, que interpretou a canção “Na Beira da Praia”, em homenagem a Anita Garibaldi. A presença do trineto da heroína também foi considerado um dos pontos altos da inauguração. Francesco veio da Itália para participar da cerimônia. Durante seu discurso enalteceu a cidade por manter viva a história de seus antepassados, além de considerar a hospitalidade e a generosidade do povo curitibanense ao recebê-lo. “É sempre muito importante para nós, da família, quando vemos nossa história e cultura sendo valorizada e eternizada. Agradeço a homenagem e me sinto muito honrado por estar aqui”, destacou.

Curitibanos na rota turística

O presidente do Conselho Municipal de Cultura Aldo Dolberth salientou a importância da obra como mais uma oportunidade para fomentar o turismo e a cultura na cidade. “O ato de hoje materializa esse patrimônio que nós temos na história, que foi a passagem de Anita por Curitibanos. Nosso grande objetivo, é que esse monumento, agora materializado, além de homenagear a heroína, some para integrarmos uma rota. O caminho que Anita percorreu pelo Sul. Neste sentido, Curitibanos já tem um protocolo, que o prefeito sinalizou positivamente, para que façamos parte deste roteiro junto com os demais municípios”, explicou.

Execução do monumento

A construção do monumento, uma releitura de uma das imagens já existentes na cidade de Roma, onde Anita e Giusepe Garibaldi – considerados ícones da história – foi construída pelo artista curitibanense Gabriel Platchek.

Conforme explica o artista, a obra levou cerca de cinco meses para ser construía e contou com a ajuda de toda comunidade. “Muitas pessoas colaboraram para a execução da obra, fornecendo materiais, auxiliando com alimentação, foi um trabalho em conjunto. A colaboração da Secretaria de Educação e Cultura, que envolveu os alunos para que doassem as peças menores, foi de fundamental importância para a construção do rosto do cavalo e de Anita. Como eram peças menores, foram utilizadas para este fim. Então essa obra contém um pouquinho de cada curitibanense”, destaca o autor.