Curitibanos será sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Com expectativa de receber cerca de 4 mil pessoas, Curitibanos foi oficialmente declarada sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 2023, que acontece entre os dias 14 e 30 de julho.

Após finalizadas as tratativas entre a Administração Municipal, representada pela Secretaria de Esportes e Lazer, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) confirmou a vinda do evento para Curitibanos. No ano passado, Curitibanos também sediou a  Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

Segundo o regulamento da Fesporte, entre as modalidades esportivas do evento estão:

Masculino: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, Jiu-Jitsu (2º ano- Provisória), judô, karatê, natação, skate (1º ano – Apresentação), taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez;

Feminino: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, Ginástica rítmica, handebol, Jiu-Jitsu (2º ano – Provisória), judô, karatê, natação, skate (1º ano – Apresentação), taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Além do fomento das atividades esportivas, a vinda de eventos deste porte para Curitibanos aquece a economia. Em 2022, com a Olesc, estima-se que cerca de R$ 5 milhões circularam pelo comércio local. Neste ano, existe uma estimativa de que de R$ 3 milhões circulem pelo município durante o evento.

Esta é a quarta vez que o evento acontece em Curitibanos, já que o município sediou a primeira edição do evento, em 1988, depois em 2012 e em 2018.

Conforme a Comissão Central Organizadora (CCO) do evento, haverá um canal de comunicação entre as delegações e o comércio local, com cadastramento prévio dos estabelecimentos interessados em comercializar seus produtos aos visitantes.