(Foto: William Dias)

Dia D da campanha Março Lilás realiza quase mil procedimentos

No último sábado (25), a Administração Municipal de Curitibanos, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição do Dia D da campanha Março Lilás, voltado à prevenção e combate ao câncer colo uterino.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde, foram realizadas 128 aferições de pressão arterial e testes de glicemia capilar, 98 exames citopatológicos do colo de útero, 76 mamografias, 528 testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite B e C) e 96 avaliações odontológicas. Ao todo, 132 mulheres foram atendidas.

Para o prefeito Kleberson Lima, a realização de ações em campanhas é de extrema importância. “Nossa gestão tem como principal objetivo melhorar os atendimentos na saúde. Logo iniciam as obras do novo posto de saúde do Centro, gerando mais conforto nos atendimentos e proporcionando mais qualidade de vida à população”, destaca.

Já o secretário de saúde Roque Stanguerlin avalia o resultado da campanha de forma positiva. “Tivemos um dia muito produtivo, e recebemos um número expressivo de mulheres e avaliamos de forma positiva. Isso demonstra que as pessoas estão buscando trabalhar na prevenção, esperamos que esse número aumente ainda mais no ano que vem, haja visto que já superamos o numero de participantes do ano passado”, conclui.

Prevenção

Dados do o Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres, e para o ano de 2023, são estimados 17.010 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

A principal forma de prevenção do câncer de colo de útero é através do não contágio com Papiloma Vírus Humano (HPV), seja pelo uso do preservativo interno ou externo durante todas as relações sexuais e também através da vacinação contra o HPV.