Inédito em SC, programa que beneficia moradores do interior entra em prática nos próximos dias

Trinta e cinco moradores receberão, gratuitamente, um kit de solução para esgotamento sanitário

Instituído em Curitibanos através da Lei Ordinária n° 6767/2022, o Programa de Saneamento Básico Habitacional Rural, pioneiro em Santa Catarina, começa a ser executado nos próximos dias, na localidade de Santa Cruz do Pery, no interior do município.

Conforme a Lei, o programa consiste em atender famílias de baixa renda residentes no interior do município e que não disponham de soluções de esgotamento sanitário residencial. “Este programa será desenvolvido em todas as comunidades do interior, iniciando pela Santa Cruz do Pery, no qual foram beneficiadas 35 famílias”, explica o secretário de Administração e Finanças Diego Wordell, que realiza a ação em conjunto com as secretarias de Habitação e Agricultura.

Através do programa, os moradores destas localidades recebem, gratuitamente, um kit de solução para esgotamento sanitário, contendo fossa séptica, filtro, tubos para conexão, pedra brita e caixa de gordura. “Também é custeado toda a escavação e transporte desse material para as respectivas residências.  O morador só precisará fazer a conexão entre a casa e esses materiais”, explica, ressaltando que a Prefeitura tem parceria com a Epagri. “Este programa foi elaborado pensando na questão ambiental e de saúde, pois o esgoto dessas comunidades era, muitas vezes, destinado para os rios ou arroios, podendo causar doenças e outros problemas”, diz.

Além da parceria com a Epagri, que fará o monitoramento do programa junto às comunidades, a Administração Municipal elabora parceria junto a Casan para quando os kits precisarem ser esvaziados. “Esse era um desejo do prefeito Kleberson e agora estamos dando início neste projeto que dará mais qualidade de vida à população”, conclui.

Nesta primeira localidade, o investimento da Administração Municipal foi de aproximadamente R$ 80 mil.

Para quem deseja fazer parte do programa, basta entrar em contato com a Secretaria de Habitação pelo telefone (49) 3241-1306, preencher o requerimento fornecido pela secretaria e comprovar a posse do imóvel, além de se enquadrar em situação de baixa renda (até meio salário mínimo por pessoa, ou renda familiar total de até três salários mínimos).