Iniciada a construção do currículo norteador da Rede Municipal de Ensino

Professores e especialistas colaboram para personalizar a educação local

Na manhã desta segunda-feira (16), um passo importante foi dado na área da educação em Curitibanos com o início dos trabalhos para a criação do currículo norteador da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa envolverá profissionais de todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, e contará com a participação de especialistas do Senac. O objetivo do currículo norteador é estabelecer um guia educacional específico para o município, adaptado às necessidades locais.

Atualmente, os professores da Rede Municipal de Ensino utilizam o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense fornecido pelo estado, que pode não abranger todas as particularidades da região. Com a implementação do currículo norteador, a expectativa é que a educação em Curitibanos seja mais direcionada e melhor alinhada com as demandas da comunidade, proporcionando aos educadores e alunos um currículo mais adaptado à realidade local, ainda cumprindo o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As reuniões, que começaram hoje, continuarão nas próximas semanas, até o dia 30 de outubro de 2023. Durante esse período, professores, especialistas e representantes da Secretaria de Educação e Cultura se reunirão para debater aspectos fundamentais do currículo norteador, como metas educacionais, abordagens pedagógicas e a inclusão de elementos locais que enriqueçam a experiência de aprendizado dos estudantes.

O prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima, comentou sobre o início desse processo importante para a educação da cidade. “O currículo norteador é um passo importante na busca por uma educação que seja verdadeiramente relevante e alinhada com as necessidades da nossa comunidade. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos, e essa iniciativa é essencial para alcançar esse objetivo”, disse.

A secretária de Educação e Cultura de Curitibanos, Andressa Boscari de Farias, também compartilhou sua perspectiva sobre o projeto. “A construção do currículo norteador é um processo que requer a participação ativa de educadores, especialistas e membros da comunidade. Acreditamos que essa abordagem personalizada fortalecerá o ensino em Curitibanos, permitindo que nossos alunos se desenvolvam de maneira mais completa e estejam preparados para os desafios futuros”, concluiu.