Março Lilás: Secretaria de Saúde promove Dia D no próximo dia 23

Campanha tem como objetivo conscientizar a população a respeito do câncer de útero

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. O Março Lilás é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino, um tipo de câncer que é considerado uma das maiores causas de morte entre as mulheres.

A principal forma de prevenção do câncer de colo de útero é através do não contágio com Papiloma Vírus Humano (HPV), seja pelo uso do preservativo interno ou externo durante todas as relações sexuais e também através da vacinação contra o HPV.

Dia D

No próximo dia 23, a Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Saúde promove um Dia D alusivo à campanha Março Lilás, onde serão disponibilizados exames de Papanicolau (preventivo) e testes rápidos para Hepatite B e C, sífilis e HIV, além de avaliação odontológica, agendamento para realização de mamografia para mulheres acima de 40 anos e atualização de vacinas de rotina.

Os exames ocorrerão na Unidade de Saúde Central, no setor PAMI, das 8h às 11h30’ e das 13h às 16h30’.

No dia da ação, será necessário apresentação do cartão nacional do SUS, prontuário do município, carteirinha do preventivo e carteirinha de vacina.