UFSC e MEC debatem expansão dos Cursos de Medicina para Curitibanos e Araranguá

O prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi (Dudão), a secretária de Saúde Carine Tatsch, o presidente da Câmara de Vereadores João Flaris Camargo, o diretor do Hospital Hélio Anjos Ortiz (HHAO) Marcelo Pasolini e o presidente da Fundação Hospitalar de Curitibanos Arnildo Gehardt participam do Seminário “Expansão dos Cursos de  Medicina”, em Florianópolis. Eles fazem parte de comitiva liderada pela presidente da Amurc Sisi Blind, composta por aproximadamente 20 representantes da região e outras lideranças do Planalto e Meio Oeste. O evento reúne representantes do  Ministério da Educação (MEC), da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC),  autoridades médicas de renome nacional e  coordenadores do Programa Mais  Médicos a fim de debater conceitos e  estratégias relacionadas aos novos cursos de medicina. 

O objetivo principal é promover a integração das comunidades com a implantação desse curso, de modo a formar novos profissionais com responsabilidade social, conhecedores da realidade local com foco para atenção básica de saúde. Para que isso seja possível, MEC e UFSC esperam contar com a participação efetiva da sociedade no processo de  criação do curso. Neste sentido, o prefeito Dudão vem promovendo diversas reuniões, há mais de um ano, a fim de mobilizar lideranças. “Esse curso deve beneficiar outras cidades em um raio de aproximadamente 200 quilômetros, por isso é importante a participação das demais prefeituras da região para sensibilização e envolvimento das comunidades”, explicou. 

As regiões de Curitibanos e Araranguá assumem o compromisso  de auxiliar ainda com implantação de  políticas públicas e  preparação da infraestrutura de serviços da  saúde.  A permanência dos médicos  na  região, a  redução da  distância  entre  formação e  serviços reais, a redefinição do  papel dos profissionais e a criação de impactos  sociais  são aspectos  centrais  de  discussão. 

A implantação do curso de medicina para a UFSC de Curitibanos foi anunciada em junho deste ano durante o 1º Seminário Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, em Florianópolis. Atualmente o município prepara-se para oferecer estrutura necessária ao curso. O HHAO recentemente discutiu seu plano diretor com equipe técnica da universidade. 

Segundo a secretária de Saúde de Curitibanos, a expectativa é de que o corpo docente seja composto por médicos da região. A universidade deve abrir concurso para professores ainda em novembro, sendo que os aprovados devem receber capacitação para a docência no próximo ano, além de incentivo para mestrado e doutorado.