Grãos devem injetar R$ 160 milhões na região

Os produtores de grãos de todo o país estão com expectativa positiva para a safra de deste ano e, na região de Curitibanos, algumas culturas tiveram a área plantada aumentada devido ao sucesso da última colheita. De acordo com o gerente regional da Epagri Gilmar Dallamaria (Caco), a agricultura deve injetar cerca de R$ 160 milhões na região, aquecendo o comércio local e alavancando o desenvolvimento.

Ele destacou que a produção de soja, por exemplo, terá um aumento de pouco mais de 3% devido à área plantada. “Em 2013, foram 13.300 hectares de soja e, para este ano, o volume subiu para 13.700. O preço deve manter-se bom”, avaliou Caco.

Já em alguns casos, como o milho, houve redução nas áreas de cultivo na região. Caco informou que, no ano passado, foram 10.450 hectares plantados de milho e, neste ano, caiu para 10.050, redução de 3,8%. Segundo ele, de modo geral, a safra de grãos no país, em 2014, deve repetir o bom resultado de 2013. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), neste ano, a produção deve chegar a 195,9 milhões de toneladas, aumento de 4,8% em relação ao ano passado e crescimento de 3,6% na área plantada de grãos, que saiu de 53,2 para 55,2 milhões de hectares.

Para Caco, o clima tem se mostrado favorável ao cultivo, trazendo grande expectativa devido às chuvas regulares, que são essenciais para a safra. Porém, o que muitos agricultores temem é o granizo, comum nessa época. “O clima pode ser um fator positivo ou negativo para qualquer plantação, mas, por enquanto, tudo se mantém dentro do esperado. Esperamos que não haja períodos com mais de 15 dias sem chuvas, o que já se torna preocupante”, afirmou.

Outras culturas
Caco informou que o alho aumentou a área plantada, na região, em cerca de 18%, em função do bom preço, e passou de 1.100 hectares, no ano passado, para 1.300 neste ano. O mesmo ocorreu com a cebola, que, em 2013, tinha 220 hectares plantados e passou para 280 neste ano, alta de 27%.

Leia mais no site do Jornal A Semana