Mudanças no calendário de vacinação
Meninas de 11 a 13 anos receberão, em2014, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), incluso em 2013 no calendário nacional de vacinação. De acordo o Ministério da Saúde, as adolescentes serão imunizadas pelo SUS e a meta é vacinar 80% das jovens, o equivalente a 3,3 milhões de meninas no país.
Em Curitibanos, de acordo com a diretora de Saúde Luely Kadowaki, a inclusão da vacina deve movimentar as unidades básicas de saúde e escolas do município. Estava agendada, para a última quarta-feira (15), na SDR, uma web-conferência entre os profissionais de saúde do Estado para mais informações sobre a vacina. “A informação que temos é que será aplicada em 2014, mas ainda sem mais detalhes”, afirmou Luely.
A diretora adiantou que, assim que houver definição sobre o cronograma vacinal contra o HPV no município, escolas e comunidade estarão envolvidos em campanha para imunizar a faixa etária destinada. “Teremos de fazer palestras e campanhas nas escolas e também solicitar a autorização dos pais e responsáveis”, reforçou.
Luely salientou que a vacina contra o HPV será feita em três doses. Uma nos primeiros meses de 2014, outra em setembro deste ano e a terceira apenas em março de 2019.
Também sem cronograma definido está a inclusão da vacina contra a Hepatite A, voltada a crianças de 12 meses até 2 anos. A previsão é que a vacina entre no calendário vacinal do SUS ainda este ano.
Sobre o HPV
A infecção pelo HPV pode causar diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres; 95% dos casos da doença são provocados pelo vírus. O HPV também está ligado aos cânceres anal e de garganta, por exemplo, além do surgimento de verrugas genitais. Essa é a primeira vez em que a rede pública disponibiliza uma vacina que protege contra o câncer.
A vacina quadrivalente oferece proteção contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Dois desses tipos (16 e 18) são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacina também protege contra o surgimento de verrugas genitais.
Atualmente, existem no mercado duas vacinas que previnem a infecção. Além da quadrivalente, há a bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 do HPV.
Ao todo, o calendário de vacinas do país conta com 25 vacinas. Entre elas, algumas que contribuíram para a erradicação de doenças como a dose contra Poliomielite, Febre Amarela e Varíola. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da Paralisia Infantil, há 22 anos, e do Sarampo, há dez anos.
Leia mais no site do jornal A Semana
http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/curitibanos/saude-1.1414705#.Ut1-XhBTuUk