Inicia programação especial para a Semana do Idoso

Nesta quarta-feira (1), é comemorado o Dia Internacional do Idoso, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para que órgãos públicos e privados realizem atividades voltadas à valorização da pessoa idosa na sociedade. Para comemorar a data, a Secretaria de Assistência Social de Curitibanos programou uma série de atividades.

Na agenda, estão encontros semanais com grupos de idosos, realizados na sede da AABB, nas tardes de quartas e quintas-feiras, com dança e esportes. Segundo o secretário João Carlos Martins dos Santos, existem quatro grupos de idosos na cidade: Grupo Unidos Venceremos, Coração Serrano, Grupo da UnC e Grupo da Sociedade Beneficente Frei Rogério, além de projetos nos bairros, como grupos de senhoras e de atividades esportivas.
A programação para comemorar a data inicia com caminhada, nesta quarta-feira (1), com saída em frente a Prefeitura, às 14 horas. Quem participar receberá um kit, no ato de inscrição, no local do evento. O percurso segue pela Avenida Salomão Carneiro de Almeida com retorno pela Rua Vidal Ramos. Também na quarta-feira (1), tem tarde dançante, na AABB, com apresentação das candidatas a Rainha da Terceira Idade. Para o dia 8, está programada a palestra-show “Alertil”, com Carla Gaio e Carlos Gonzaga, do Rio de Janeiro, no auditório da secretaria de Educação, às 15h30’.
O encerramento das atividades será no dia 1 de novembro, com escolha da Rainha da Terceira Idade. Inscrições podem ser feitas junto aos presidentes das associações de bairros ou diretoria dos grupos de idosos, até esta terça-feira (30).

Apoio
Para casos de abandono ou privação de direitos dos idosos, há o Centro Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece acompanhamento, entrega de alimentos, remédios e outros benefícios.

Números
O Censo 2010 revelou que, nos últimos anos, tem aumentado a população acima dos 65 anos. Em 1991, os idosos representavam 4,8% da população brasileira; em 2000, 5,9%; e, em 2010, 7,4%. A pesquisa também revelou que as regiões Sudeste e Sul concentram os maiores números de idosos, ambas estando com 8,1% de sua população formada por pessoas de 65 anos ou mais.

 

Leia mais no site do Jornal A Semana