Inicia Campanha Outubro Rosa em Curitibanos

Curitibanos terá a partir deste mês até novembro atividades intensas em prol da saúde das mulheres e dos homens do município. A Secretaria Municipal de Saúde está organizando para este ano um cronograma conjunto para a divulgação das campanhas Outubro Rosa, que iniciou na última quarta-feira (1) e Novembro Azul.
Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitibanos (RFCCC) a programação oficial do Outubro Rosa inicia nesta sexta-feira (3), com a realização de um chá beneficente no Café Cenário, das 16 às 19 horas, com custo de R$ 20 por pessoa. Os ingressos são limitados e estão sendo vendidos com as voluntárias. Parte da arrecadação será revertida à instituição que atende a 40 pessoas no município.
De acordo com a presidente da RFCCC Alba Perin Pellizzaro, no dia 14 haverá uma reunião interna entre voluntárias da Rede Feminina e agentes de saúde do município. O objetivo é estreitar os laços entre a equipe de saúde e as voluntárias a fim de que o trabalho com as pessoas com câncer ganhe reforço.
Alba comentou que a iniciativa também visa filtrar os casos reais da doença e formar uma frente de apoio aos casos diagnosticados. “Sabemos que as agentes estão sempre nas residências e acompanham muitos casos que podem chegar mais facilmente até nós, ou mesmo dar um seguimento mais adequado nos casos de suspeita encaminhando à unidade de saúde”, salientou Alba.
No dia 24, uma celebração ecumênica na Igreja Matriz, com a presença da pastora Francine Kerkhoff da Igreja Luterana de Curitibanos, às 19 horas, com apresentação do Coral Municipal.
Segundo a diretora de Saúde Luely Katto, este ano, serão feitas camisetas para as duas campanhas e, no dia 30, será realizada a Caminhada pela Vida Saudável que contemplará também, o Novembro Azul. A inscrição será um quilo de alimento não perecível.
Além disso, durante os dois meses serão intensificas as coletas de material para preventivo e exame das mamas, e também para exame de próstata ou PSA. Durante outubro, será ofertada mamografia para mulheres fora da faixa etária preconizada pelo SUS, com histórico familiar de câncer.
Luely comentou que as campanhas de 2013 tiveram uma excelente adesão por parte de clubes de serviço, instituições e comércio local. A ideia é incentivar a divulgação da campanha através das cores, como aconteceu na última edição. Interessados em aderir podem procurar a unidade de saúde para aquisição de folders de divulgação das campanhas.

BEM-ESTAR
Para a presidente da Rede Feminina, câncer é muito mais que uma doença física, é, acima de tudo, um estado de espírito. Por isso, na tentativa de levar qualidade de vida e bem-estar às pessoas com a doença, as voluntárias levam mais que auxílio com tratamentos e alimentos doados. Elas buscam, ainda, regatar a autoestima das pessoas com câncer. “Nosso principal foco é a prevenção, mas também levar mais conforto e estimular uma rotina mentalmente saudável aos doentes”, argumentou Alba.
A voluntária salientou, que pesquisas mostram que muitos casos de câncer têm sua origem no estado de espírito das pessoas e a apenas uma baixa porcentagem é relacionada à hereditariedade, por exemplo. Mágoa, tristeza, baixoastral devem ficam bem longe para minimizar as manifestações do câncer.

COMO COLABORAR
Pessoas interessadas em contribuir com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitibanos podem doar roupas em bom estado de conservação, para serem vendidas no bazar da instituição. Para outras formas de colaboração, como alimentos não perecíveis ou voluntariado, pode-se ligar no (49)
3241-2326 para mais informações.

Leia mais no site do Jornal A Semana