Vagas temporárias já são abertas no comércio

No mercado de trabalho, este período do ano é marcado pelo início das contratações temporárias, oportunidade que, para muitos desempregados, pode representar uma renda e até mesmo um emprego efetivo. O Natal e Ano Novo são responsáveis pelo aquecimento nas vendas de fim de ano, por isso, muitas empresas decidem aumentar o número de colaboradores em função da demanda e dos horários especiais para o comércio.

A auxiliar administrativa da Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) Daniela Perdoncini revela que algumas empresas do município já abriram, em setembro, vagas temporárias para a temporada de Verão. “A procura é por funcionários temporários para pelo menos três meses, contratação que pode estender-se até fevereiro ou março”, afirma.
Além disso, um emprego temporário pode, em muitos casos, representar a chance de um trabalho efetivo, quando a necessidade da empresa e o destaque do funcionário no desempenho da função culminam em uma contratação efetiva. Há, também, empresas aceitam candidatos sem experiência para treiná-los, o que, nesse caso, pode estimular o primeiro emprego.

Currículo
Uma nova ferramenta lançada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Top Negócios na Web, lançada no ano passado, pode auxiliar quem procura uma vaga no mercado de trabalho em Curitibanos. Trata-se do site www.obinoculo.com.br, que reúne um banco de dados estratégico, com ofertas de produtos e serviços, cadastro de currículos e contatos dos mais variados segmentos.
Segundo Daniela, similar a uma rede social, o Obinóculo conta com um sistema de gestão no qual cada empresa cria seu próprio perfil e utiliza o espaço para divulgar ações, serviços, notícias e demandas. Já na área de recursos humanos, o portal oferece um banco de currículos que auxilia empresas e pessoas que estão na busca por emprego. Basta entrar no site e cadastrar-se para ter acesso imediato tanto de vagas quanto de currículos.
Daniela aconselha quem sai às ruas em busca de trabalho, que leve sempre um currículo. “Quem procura emprego, muitas vezes, pode deparar-se com uma chance de trabalho, por isso, é indispensável estar munido de um currículo, pois, sem ele, a busca por um emprego pode ser em vão”, finaliza.

Direitos

Quem ocupa uma vaga temporária tem os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como vale-transporte, FGTS, carteira assinada, jornada de oito horas diárias e 44 semanais. No entanto, ao final do contrato temporário, o empregado não terá direito ao aviso prévio nem à multa dos 40% sobre o FGTS.

Cartão de visita

O currículo é indispensável na busca por vagas de trabalho, mas sua apresentação e conteúdo devem ser preparados com cuidado, a fim de que se torne um cartão de visitas positivo ao candidato. Confira algumas dicas de um bom currículo:

1 – Seja objetivo. Quem vai ler um currículo tem um foco; se não é o que está buscando, não vai ler.

2 – Uma página é o ideal. Duas são o máximo.

3 – O currículo deve contar dados pessoais resumidos e contatos atualizados.

4 – Foto deve ser usada apenas se for importante para a vaga.

5 – Para informar a escolaridade, basta o último nível atingido.

6 – Experiências profissionais devem conter apenas o nome da empresa, cargo e período.

7 – Não supervalorizar os níveis de conhecimento em línguas e informática.

8 – Evitar erros de português.

9 – Caso o candidato seja portador de deficiência, deve incluir essa informação.

10 – Para aqueles que estão no começo de sua vida profissional, o currículo deve conter estágios, experiências obtidas na faculdade, trabalhos voluntários e cursos.

 

Leia mais no site do Jornal A Semana