Região discute políticas públicas de Cultura

Prefeitos, artistas, produtores, gestores públicos de cultura, gestores culturais da sociedade civil organizada, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e atores da cultura, além de representantes da sociedade civil estão mobilizados em prol das políticas públicas de Cultura. A discussão foi aberta por iniciativa da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), que promoveu o I Fórum Regional de Cultura, em Curitibanos, em cinco de dezembro.

O evento marcou o início de uma série de ações que serão realizadas pela Associação nos próximos dois anos para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura e para colaborar ativamente na criação do Sistema Estadual de Cultura. O esforço conjunto deve fortalecer a organização municipal e regional para a concretização de políticas culturais permanentes, a qualificação técnica dos profissionais da área e o fortalecimento da representatividade dos gestores culturais.

Entende-se que um dos papéis mais relevantes do poder público seja promover o planejamento da Cultura e sua aplicação em orçamentos específicos, fundos, órgãos gestores e instâncias democráticas de participação social através de conselhos de políticas culturais paritários e deliberativos em todos os municípios. Para tanto, faz-se necessário que os municípios priorizem, nos seus planos, a criação de secretarias específicas para o setor da cultura, estabelecendo metas e prazos. Bem como que realizem a adesão ao Sistema Nacional de Cultura – SNC e priorizem a sua implementação.

Novo Fórum Regional de Cultura deve acontecer em 2015, em Ponte Alta do Norte.