NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Administração Municipal de Curitibanos, a propósito de fatos veiculados pela imprensa a respeito de eventos ocorridos na Casa Lar, estabelecimento público destinado ao acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade, vem esclarecer à opinião pública e a mais quem interessar possa que a respeito de fatos de quebra de disciplina divulgada, a Administração Municipal tomou todas as medidas legais e administrativas cabíveis, inclusive informando outras autoridades competentes. Os fatos veiculados na imprensa constituem-se exceções e não refletem o zelo e os cuidados da Administração Pública com aquele estabelecimento em particular e com seu programa de assistência social desenvolvido através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Convém acentuar que a casa em questão abriga apenas adolescentes com mais de treze anos, sendo crianças atendidas e abrigadas em estabelecimento diferenciado, conveniado com a Administração para cuidados específicos a esta faixa etária. Cumpre esclarecer ainda que estão abrigados na Casa cinco adolescentes, sendo um de quatorze anos, três de quinze e um de dezesseis anos. Portanto, a suposta estada da criança de seis anos citada na reportagem filmada e fotografada fumando tem origem desconhecida e sua entrada, mesmo que momentânea, naquele estabelecimento não obedeceu aos trâmites burocráticos e legais necessários a seu acolhimento e sua presença naquele local será investigada pela autoridade competente.
No concernente à divulgada ausência de equipe técnica multidisciplinar, cumpre esclarecer que os adolescentes são atendidos por equipe técnica de referência, embora não exclusiva, composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e coordenador.