Oportunidade para primeiro emprego

Realizado pelo governo do Estado, o Projeto de Estágio Novos Valores oportuniza que estudantes a partir dos 16 anos tenham seu primeiro emprego. Com carga horária de 20 horas semanais, atende alunos do Ensino Médio e Superior. Em Curitibanos, são oferecidas 30 vagas, sendo 27 para universitários com salário de R$ 500 e três para o Ensino Médio, com salário de R$ 380. Ambos ainda recebem capacitação, ajuda no transporte e seguro acidente.

As vagas permanecem abertas durante o ano todo, podendo ser feitas nos setores de estágio das instituições de ensino, que possuem login para acesso ao sistema do programa. Segundo a gerente regional de educação Cristina Ehrhardt, o candidato deve levar cópia do CPF, RG, Declaração do Imposto de Renda do ano vigente, mesmo se for isento, no caso de autônomo, pensionista ou desempregado, levar cópia da última folha de pagamento dos pais ou responsáveis, comprovante de matrícula e frequência, endereço completo, declaração médica de doença crônica na família, declaração médica de estudante com deficiência física, declaração que não esteja participando de outro programa de estágio remunerado, fotografia 3×4 e em caso de meninos maiores de 18 anos, o certificado de alistamento militar.
Cristina adianta que no momento, Curitibanos está com seis vagas em aberto, que deverão ser preenchidas até março, sendo três vagas para Ensino Médio e três para o Superior. Ela explica que os candidatos são encaminhados através do sistema desenvolvido para o programa. “Nós não temos acesso a classificação, somente quando é aberta a vaga, o sistema nos informa o nome de três candidatos para que a gente encaminhe para a entrevista no setor disponível”, explica.
Ela informa, que está para ser modificada a forma classificatória, ficando a cargo da instituição de ensino, mas que até o momento, os candidatos são classificados através do sistema, que analisa a renda per capita e a média geral de notas do aluno.
Para a gerente, o programa vem para contribuir com o aprendizado do aluno de forma prática. Por ser um estágio supervisionado, cada um tem a oportunidade de aprender com profissionais como o trabalho é realizado. As vagas são disponibilizadas em órgãos do governo do Estado como a Delegacia Regional, Delegacia do Interior, Junta Militar, Instituto Geral de Perícias e Penitenciária Regional. O contrato é feito por dois anos. Cristina comenta que as vagas podem ser abertas a qualquer momento do ano, já que os contratos podem encerrar ao longo dos meses, ou o estagiário pedir para ser dispensado.

Por Rubiane Lima para A Semana