Município se prepara para contenção de despesas

Embora a crise que atinge o Brasil tenha sido anunciada ainda em 2014, seus efeitos para Curitibanos começam a ser sentidos efetivamente este ano, com a retração do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal, maior fonte de receita do Município.

O valor do repasse acumulado até a segunda parcela de fevereiro de 2015 apresenta redução de 4% comparado ao mesmo período de 2014. Como havia expectativa de crescimento de 10%, o Município encontra uma arrecadação 14% menor que o previsto para este ano.

Diante de tal cenário, são necessárias medidas administrativas responsáveis para a garantia de serviços públicos prioritários. Na tarde desta quarta-feira (25 de fevereiro), o prefeito José Antonio Guidi (Dudão) reuniu seus secretários, como de costume, e reforçou a solicitação de cautela com a gestão de recursos. Portanto, como medida preventiva, a determinação é reduzir gastos, priorizando os serviços essenciais como os de saúde, educação e assistência social, além das metas de governo.

Em entrevista coletiva aos veículos de imprensa locais, adiantou que está em pauta a possibilidade de suspensão da realização de eventos municipais como a Expocentro 2015. Ações estas que pretendem garantir recursos para a consolidação de projetos prioritários como a aquisição de terreno para área industrial. Investimento que deve reduzir os impactos da crise, com relação à oferta de empregos.