Amurc na discussão dos problemas dos municípios
Centenas de prefeitos e lideranças catarinenses estão em Florianópolis, no XII Congresso Catarinense de Municípios que discute o tema “Gestão Municipal e Desenvolvimento Regional”. O evento trata sobre problemas e desafios da gestão pública e estratégias de enfrentamento dos temas do municipalismo catarinense. Prefeitos da Associação dos Municípios da Região do Contestado estão presentes no evento e apresentaram à Assembléia Geral uma proposta de trabalho para o enfrentamento de temas relacionados a crise financeira nos municípios, propostas legislativas sobre o pacto federativo brasileiro e justiça e incremento de receitas tributárias municipais.
A Presidenta da Amurc Sisi Blind destaca que “cerca de 5 mil municípios brasileiros e a grande maioria dos municípios catarinenses estão em crise permanente. Muitos municípios atualmente não possuem nem mesmo como contrair financiamentos para investimentos, pois não tem mais capacidade de endividamento. Vivemos um tempo de brutal aumento de encargos sem contrapartidas de recursos financeiros suficientes por parte de Estado e União” sintetiza a mandatária do município de São Cristóvão do Sul, um pequeno município no planalto catarinense.
Para José Antonio Guidi, Prefeito de Curitibanos “os critérios de divisão das receitas tem que ser revista, precisamos revisar critérios injustos, buscar transparência, aumentar nossa capacidade arrecadação e qualificar a organização dos municípios. Fiscalizar mais, preparar nossos técnicos, pois isso é cuidar do dinheiro que é de toda a população, garantir mais recursos, gastar bem, assegurando mais serviços e investimentos”.
O documento da Amurc será apresentado a Assembléia de Prefeitos da Fecam.
Fonte: AMURC