Prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi (Dudão) e presidenta da AMURC Sisi Blind (prefeita de São Cristóvão do Sul) participam do XII Congresso Catarinense de Municípios

Amurc na discussão dos problemas dos municípios

Centenas de  prefeitos e lideranças catarinenses  estão em Florianópolis, no  XII Congresso Catarinense  de Municípios que  discute  o  tema “Gestão Municipal e Desenvolvimento Regional”. O evento  trata sobre problemas e desafios da  gestão pública  e  estratégias  de  enfrentamento dos temas  do municipalismo  catarinense. Prefeitos  da  Associação dos  Municípios  da  Região do  Contestado  estão  presentes  no evento e apresentaram à Assembléia   Geral  uma proposta de trabalho  para o enfrentamento  de temas  relacionados  a  crise financeira  nos municípios,  propostas  legislativas sobre  o pacto federativo brasileiro e justiça  e incremento de receitas tributárias municipais.

A Presidenta da Amurc Sisi Blind destaca  que “cerca de 5 mil municípios brasileiros e a grande maioria dos municípios catarinenses estão  em crise  permanente. Muitos municípios atualmente não possuem nem mesmo como contrair financiamentos para investimentos, pois não tem mais capacidade de endividamento. Vivemos um tempo de  brutal aumento de  encargos  sem contrapartidas de recursos    financeiros suficientes por parte de Estado e União” sintetiza a mandatária  do município de  São Cristóvão do Sul, um pequeno município no planalto catarinense.

Para  José Antonio  Guidi, Prefeito de Curitibanos “os critérios de divisão das  receitas tem que ser revista, precisamos revisar critérios injustos, buscar transparência, aumentar nossa capacidade arrecadação e  qualificar  a organização dos municípios. Fiscalizar mais, preparar nossos técnicos, pois  isso é cuidar  do  dinheiro que é de toda a população,  garantir mais recursos, gastar bem, assegurando mais serviços e investimentos”.

O documento da Amurc será  apresentado  a  Assembléia de Prefeitos da Fecam.

Fonte: AMURC