Região busca apoio de Ideli para fortalecer indústria fosforeira

Representando a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) e o Sindicato Nacional da Indústria de Fósforos, o prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi (Dudão) e o vice Aldo Dolberth participaram de audiência com a Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria das Relações Institucionais (SRI). Durante o encontro de terça-feira (25 de fevereiro), em Brasília, os representantes do Executivo municipal reivindicaram que a SRI intervenha junto aos órgãos federais, em especial à Câmara de Comercio Exterior para a regulamentação do artigo 74 da Lei Federal 12.651 de 25 de Maio de 2013. O pleito objetiva manter as indústrias brasileiras em condição de competitividade em relação aos importadores.

A AMURC justifica que os municípios da região recebem em seu território, grande parte da produção fosforeira nacional, o que significou, ao longo das últimas décadas, a principal atividade industrial, fonte geradora de incremento econômico e geração de empregos.  No entanto, observa que a atividade entrou em grave desaceleração, em face das medidas tributárias federais que permitiram a importação dos produtos fosforeiros, com medidas de liberalização das importações, sem nenhuma condição de competitividade em relação aos importados da Índia, África do Sul e outros países. Come este cenário agravando, teme-se a possibilidade de extinção da indústria fosforeira no cenário nacional afetando diretamente a receita dos municípios da região.

Outras solicitações

À ministra Ideli Salvatti foi requerido apoio, também, para a viabilização de recursos a fim de construir galeria para captação de águas pluviais no bairro Nossa Senhora Aparecida (Arduíno Galina). Outra solicitação à ministra foi de apoio para a implantação do curso de Medicina para o campus local da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Quanto ao último pleito, a ministra deve acompanhar comitiva de Curitibanos em audiência a ser agendada com o Ministro da Educação Henrique Paim.