3,7 mil pessoas vacinadas contra Influenza

O último sábado (9 de maio) foi Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Até a data, foram imunizadas 3.921 pessoas. Destas, 749 crianças, 154 trabalhadores da saúde, 118 gestantes, 27 puéperas (mulheres até 45 dias após o parto), 1.873 idosos e 871 pessoas com

comorbidades. Quem ainda não tomou a vacina, pode procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompleto; gestantes; puérperas; idosos; trabalhadores da saúde; população carcerária; e agentes prisionais. É necessária apresentação da Carteira Nacional de Vacinação e do prontuário do SUS.
A expectativa é de que até o fim da campanha sejam vacinadas 13.145 pessoas. Entre elas, estão 935 crianças de 6 meses a 2 anos; 1.673 crianças de 2 a 5 anos incompletos; 623 gestantes; 77 puérperas; 4.332 idosos; 889 trabalhadores da saúde; 3.596 doentes crônicos; 869 pessoas privadas de liberdade; e 152 agentes prisionais.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir e espirrar, ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O período de incubação dos vírus Influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são variáveis. São comuns da síndrome gripal, febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
O prefeito José Antonio Guidi (Dudão), o vereador João da Ambulância e o secretário de Saúde Altamir Goetten percorreram as unidades de Saúde neste sábado (9 de maio) para acompanhar os trabalhos.