Agentes de trânsito em capacitação

Iniciou, na última segunda-feira (28), a última etapa do concurso para agente de trânsito em Curitibanos, com curso de formação que segue até 14 de outubro. No total, dez candidatos estão participando, mas somente um será chamado para o trabalho, ficando os demais em cadastro de reserva. O salário é de R$ 1.910,63 e o agente será responsável por auxiliar na ordem do trânsito na cidade.

 
Foram classificados para o curso, os candidatos Leaonardo da Silva, Eduardo Cristiano Bastos, Samuel Pereira Chaves, Gilberto Alves, Gisele Nunes, Marcelo Pereira, Augusto Cesar Faedo de Almeida, Alexandre Granemann Lanzini, Andressa Padilha de Moraes e Evandro da Luz Araújo. O procurador jurídico do município Cláudio Vieira França esclarece que, de início, o objetivo é contratar somente um agente e, caso haja necessidade, mais profissionais serão chamados. Será efetivado, o candidato que estiver mais apto para a função, devendo começar a atividade assim que concluir o curso.
A formação tem carga horária de 120 horas, com noções básicas de primeiros socorros, legislação de trânsito, engenharia de tráfego, psicologia aplicada ao trânsito, direção defensiva e preservação do veículo, auto de infração e notificação, meio ambiente, ética, cidadania e relação com o público, educação para o trânsito e técnicas de abordagem com estágio operacional supervisionado. A partir desses conteúdos, as obrigações do agente serão cumprir a legislação de trânsito; zelar pela livre circulação de veículos e pedestres nas vias urbanas; exercer poder de polícia administrativa de trânsito, cumprindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro; lavrar auto de infração, mediante declaração com preciso relatório de fato e suas circunstâncias; aplicar medidas administrativas previstas na lei, em decorrência de infração; fazer fiscalização ostensiva; garantindo a segurança de todos os usuários da via; e orientar, tirar dúvidas e auxiliar na conservação e implantação de equipamentos e sinalização de trânsito.