Saúde do homem em foco no mês de novembro

Encerrada a Campanha Outubro Rosa 2015, com agendamento de 564 mamografias e 622 exames preventivos realizados em Curitibanos, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha Novembro Azul.

Apesar da mudança de foco, em função da excelente procura pelas mulheres, as ações do Outubro Rosa continuam em Curitibanos. Exames preventivos estão à disposição de quem ainda não pode fazê-los.

Voltada à saúde do homem, a Campanha Novembro Azul será diferenciada este ano. Conforme a diretora de Saúde Luely Kadowaki, um dos principais objetivos da Secretaria é promover ações de saúde na comunidade, despertando a população para a singularidade masculina. O público-alvo inclui homens de 20 a 50 anos, em uma faixa de risco mais evidente. Luely comentou que, geralmente, nessa faixa etária, assim como as mulheres, os homens trabalham e têm pouco tempo para dedicar-se à prevenção. Nesse sentido, a Saúde faz essa chamada para que, pelo menos uma vez ao ano, os homens busquem voltar os olhos para a sua saúde. “O homem tem essa característica diferente da mulher, que é mais assídua e cuidadosa, e está sempre de olho na saúde. Por isso, o foco é realmente implantar essa consciência nos homens, não apenas em relação ao câncer”, frisou Luely.

Segundo a diretora, as ações de prevenção à saúde, para homens e mulheres, acontecem o ano todo, mas muitos acabam deixando para traz os exames de rotina, justamente na faixa etária mais preocupante. Intensificando a divulgação, as campanhas de prevenção têm dado um resultado surpreendente e a equipe está na expectativa para que o Novembro Azul ganhe força. Por isso, além da prevenção contra o câncer de próstata, DSTs, planejamento familiar, hipertensão, diabetes, hepatites e doenças crônicas também serão objeto de divulgação da Campanha, além das causas de morte externa, como suicídios, homicídios e acidentes.

Outro fator que mobiliza a equipe, este ano, é que o índice da população masculina com doenças sexualmente transmissíveis está aumentando. De acordo com Luely, muitos trabalhadores de outras cidades, que estão em Curitibanos, procuram os postos de saúde para tratamentos. “Queremos entrar nesse mérito da saúde como um todo, não isoladamente, mas, para isso, precisamos da colaboração dos homens”, salientou.

A diretora explicou que muitos serviços das unidades de Saúde estão à disposição dos homens, mas a procura ainda é baixa. Durante este mês, os homens que quiserem fazer exames preventivos, como os testes de glicemia, colesterol, pressão arterial, PSA e até vasectomia, podem procurar as unidades e consultar. Ainda está sendo estudado um Dia D para os homens, mas as ações de divulgação já estão a todo vapor com a distribuição de camisetas. Luely ressaltou que o comércio local também está convidado a decorar vitrines e ajudar na divulgação da Campanha.

SOBRE A DATA

O Novembro Azul surgiu da necessidade do Ministério da Saúde em promover o autocuidado na população masculina. O objetivo é conscientizar, uma vez que os homens têm mais dificuldade em reconhecer suas necessidades, rejeitando a possibilidade de adoecer.

Tratamentos crônicos e mais extensos também são um problema e, geralmente, têm menor adesão por parte dos homens, que têm mais dificuldade em modificar seus hábitos. “Muitos homens ainda afirmam que ficar doente é coisa de mulher. Precisamos quebrar esse estigma. Homem também fica doente e precisa se cuidar”, finalizou Luely.

 

Fonte: Franciele Gasparini / A Semana