Curitibanos contará com 1º Feirão de Empregos

Um projeto inédito em Curitibanos vai aproximar empregadores e candidatos e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Trata-se do 1° Feirão de Empregos, que será promovido pela Prefeitura de Curitibanos, nos próximos dias 23 e 24, no estacionamento da loja Berlanda, a parir das 8h30′.

Para participar, empregadores devem informar as vagas disponíveis, à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, pelo telefone (49) 3241-1630. Já os candidatos devem levar currículo e documentos pessoais.
A fim de viabilizar ainda mais o preenchimento das vagas disponíveis em Curitibanos, haverá oficina para confecção de currículos, orientações sobre apresentação e etiqueta profissional, solicitações de segunda via de documentos pessoais e informações sobre cursos disponíveis no município, além de orientações para iniciar ou encerrar negócio próprio e para formalizar serviços autônomos.
Após o Feirão, currículos afins serão encaminhados às empresas e o banco de dados formado ficará sob a responsabilidade da Unidade do Sine local. Segundo a diretora de Assistência Social Cleofana Deide Lima, o objetivo do projeto é aproximar o candidato das vagas de trabalho existentes na cidade e possibilitar que o empregador escolha, entre a mão-de-obra disponível, aqueles que melhor preencham os critérios para admissão, seja de forma temporária ou efetiva, comtemplando todos os ramos de atividades. “O momento de crise pede criatividade”, reforçou.
Participam do Feirão, representantes das secretarias de Assistência Social e Habitação, de Indústria e Comércio e de Administração; do Sine; Sebrae; IGP; Senac; Acic e; Cartório Eleitoral. Mais informações, no Cras, com Cleofana, pelo telefone (49) 3245-1772.

Queda livre

O Feirão de Empregos chega a Curitibanos num momento de crise econômica e mercado de trabalho retraído. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o número de pessoas admitidas, em Curitibanos, de janeiro a setembro deste ano, caiu 11,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2015, foram contratadas 3.341 trabalhadores, contra 3.782 em 2014.
O número de primeiros empregos também registrou queda, demonstrando que está cada vez mais difícil para o jovem encontrar uma colocação no mercado. De janeiro a setembro de 2014, foram registrados, em Curitibanos, 436 primeiros empregos; este ano, foram 407, representando uma redução de 6,6%.
De acordo com o levantamento do Caged, o maior número de contratações, nos primeiros nove meses de 2015, em Curitibanos, está ligado às indústrias. Foram 491 admissões para alimentador de linha de produção. No entanto, desse total, houve 419 desligamentos, mantendo apenas 72 de saldo de vagas.
Em relação a demissões, o número também caiu, mas em menor proporção. O Caged apontou 3.312 desligamentos de janeiro a setembro de 2014 e 3.118, no mesmo período de 2015, queda de 5,8%.
A pesquisa também indicou que, nos primeiros nove meses de 2014, foram registradas 1.600 demissões sem justa causa; em 2015, 1.526, um decréscimo de 4,6%. Com o mercado em crise e empregadores com pé no freio, os pedidos de demissão tiveram uma desaceleração mais representativa, superior a 13%. Nos primeiros nove meses de 2014, 1.298 trabalhadores pediram demissão; no mesmo período de 2015, foram 1.126.
No saldo de vagas, contabilizando admissões e desligamentos, os números são ainda mais significativos em Curitibanos. Entre janeiro e setembro de 2014, o saldo era de 470 vagas; em 2015, caiu para 223, o equivalente a uma redução de 52,5%.

Fonte: Tatiana Ramos / A Semana