Novembro Azul centraliza atendimentos

A Campanha Novembro Azul segue a todo vapor, em Curitibanos, para atenção à saúde do homem. Durante todo o mês, as unidades de Saúde de Curitibanos estarão recebendo homens de 20 a 50 anos para exames básicos, além de focar na prevenção de doenças.

 

De acordo com a diretora de Saúde Luely Kadowaki, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é promover ações na comunidade, despertando a população para a singularidade masculina. Para isso, os encaminhamentos para exames básicos estão sendo centralizados na Unidade Central de Saúde, sala 15, com triagem realizada pela enfermeira Ana Paula Frigeri e Sandra Alves.

 

Segundo ela, do dia 9 até a última quarta-feira (18), foram realizados 92 exames de saúde do homem e, desses, 22 já tiveram resultado. “É importante salientar que, muitas vezes, a alteração do PSA pode ocorrer em função da idade. Em grande parte dos casos, não tem a ver com câncer, mas é importante investigar. Por isso, a importância de realizar exames periódicos”, revelou a enfermeira, acrescentando que esses exames são direcionados a homens com 45 anos ou mais.

Ana Paula destacou que quaisquer alterações detectadas nos exames básicos de saúde são diretamente encaminhadas a um médico para avaliação e detalhamento. Para solicitar os exames, é preciso levar prontuário até a sala 15 e fazer cadastro. Para fazer os exames, o homem precisa estar em jejum de 8 a 12 horas, 48 horas sem relação sexual, 48 horas sem andar de bicicleta, moto ou cavalo e 48 horas sem realizar esforço físico. São realizados exames de glicose, hoemograma completa, colesterol total, triglicérides, VDRL e PSA Quantitativo.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Luely comentou que a Saúde faz essa chamada para que, pelo menos uma vez ao ano, os homens foquem na sua saúde, sobretudo por ter a característica diferente da mulher, que é mais assídua, cuidadosa e está sempre de olho na saúde. “O foco é, realmente, implantar essa consciência nos homens, não apenas em relação ao câncer, mas à saúde num todo”, observou Luely.

Segundo a diretora, as ações de prevenção à saúde, para homens e mulheres, acontecem o ano todo, mas muitos acabam deixando para traz os exames de rotina, justamente na faixa etária mais preocupante. As campanhas de prevenção têm dado um resultado surpreendente e a equipe está na expectativa para que o Novembro Azul ganhe força. Por isso, além da prevenção contra o câncer de próstata, a saúde do homem estará em foco integralmente. DSTs, planejamento familiar, hipertensão, diabetes, hepatites e doenças crônicas também serão objeto de divulgação da Campanha. Durante este mês, os homens que quiserem fazer exames preventivos, como os testes de glicemia, colesterol, pressão arterial, PSA e até vasectomia, podem procurar as unidades de saúde e consultar.

 O QUE É PSA?

 

Utiliza-se, internacionalmente, a sigla PSA, do inglês “Prostate Specific Antigen” (Antígeno Específico da Próstata). Trata-se de uma glicoproteína com função de enzima, uma protease, produzida quase exclusivamente pelas células epiteliais da próstata, cuja função consiste em liquefazer o esperma, ou seja, tornar o esperma líquido após a formação do “coágulo” no esperma ejaculado. Existe, portanto, no esperma, mas também nas células da próstata, quer benignas quer malignas, e no sangue periférico.

Assim, é possível medir os níveis de PSA no sangue, através de uma simples análise sanguínea. O valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos em presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro desse órgão. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada uma biópsia da próstata.

 

Fonte: Franciele Gasparini / A Semana