Curitibanos quer eliminar uso do papel com gestão eletrônica de documentos

Município será um dos exemplos apresentados no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, em Pato Branco

Com 100% dos prédios públicos interligados via fibra óptica, o município de Curitibanos (SC), localizado a 302 km da capital Florianópolis, se prepara para inovar em 2016 com a implantação de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), eliminando gastos com impressão.

As iniciativas digitais da localidade serão apresentadas no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, que irá acontecer no dia 25 de fevereiro, em Pato Branco (PR). O evento tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os gestores e incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no aprimoramento dos serviços públicos.

Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Amaury Silva, a implantação do GED transformará a administração do município totalmente em digital, iniciativa inovadora entre as prefeituras brasileiras. O sistema terá a ferramenta de gerenciar os processos de forma eletrônica, com certificação digital das assinaturas e armazenamento organizado, racional e automático dos documentos, sem a necessidade de papel. Atualmente, a prefeitura contrata aproximadamente 700 mil impressões anuais, além dos equipamentos próprios.

“A economia começa na não utilização de papeis e envolve muitos recursos utilizados pela prefeitura e simbolizando esta transformação. Acabaremos com o arquivo morto. Teremos uma grande transparência nos atos da administração e uma modernização necessária para acompanhar as transformações da sociedade”, avaliou.

O projeto ainda contempla a comunicação interna e externa inteiramente digital. Isto tudo sem aumentar os custos anuais com sistemas de informática, conforme reforçou o secretário. Com uma proposta de se modernizar em todas as áreas’, o município, que possui mais de 38mil habitantes, começou a investir em tecnologia em 2013, com a implantação de infraestrutura em fibra ótica que conecta todas as suas instalações públicas.

Desde então, vários serviços foram desenvolvidos, entre eles a Nota Fiscal Eletrônica e a interligação das unidades de saúde, onde prontuários médicos estão 100% online agilizando a vida dos pacientes e dos profissionais da saúde. “Com os prontuários eletrônicos é possível que o profissional da saúde tenha um acesso rápido, organizado e em qualquer uma das unidades de saúde, deixando os atendimentos mais rápidos e sem erros”, destacou o secretário.

Em maio de 2015, a prefeitura passou a utilizar o sistema de protocolo eletrônico, gerando agilidade e segurança a este serviço e uma economia na impressão e digitalização de cerca de 65 mil folhas de papel, além da racionalização no trânsito de veículos e pessoas.

Cidades Digitais – O II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense será realizado no dia 25 de fevereiro, em Pato Branco. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas clicando aqui.

O evento é organizado por meio de uma parceria entre Rede Cidade Digital (RCD), Prefeitura de Pato Branco e Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop), com apoio de entidades como Acampar, Acamsop, Assespro PR, Agência de Desenvolvimento do Sudoeste e Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, que reúne localidades do Médio Centro Oeste do Paraná. Conta com o patrocínio ouro da Exati Tecnologia e IDS, prata da Ampernet Telecom e bronze da Huner TI Colaborativa.

Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste
Pato Branco, 25 de Fevereiro
Local: Centro Regional de Eventos de Pato Branco. Rua Benjamim Borges dos Santos, s/n
Horário: 8h às 17 horas
Informações e inscrições: