Aprovado financiamento para construção do Mercado Público Municipal
A Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) aprovou na tarde de ontem, o financiamento de R$ 3 milhões para construção do Mercado Público Municipal. O projeto foi enviado em agosto do ano passado e passou por todas as etapas solicitadas, culminando na aprovação do valor solicitado.
O prefeito José Antonio Guidi comentou que foram muitos anos batalhando por esta conquista. “Conseguimos tirar do papel e colocar em prática essa importante obra que virá ao encontro das necessidades dos nossos agricultores”, destacou.
A informação do Badesc permite que a Prefeitura inicie o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução do projeto. O prefeito sinalizou que dentro de aproximadamente dois meses já deve ser dada a ordem de serviço para iniciar as obras.
Um dos principais objetivos da construção do mercado público é beneficiar a agricultura do município. “Nossa ideia é expor a produção do interior, desde artesanato até os hortifrutigranjeiros, colocando à disposição dos munícipes. Fazer com que eles agreguem valor em seus produtos e que os agricultores locais sejam fortalecidos através desta obra”, comentou.
O Mercado Público será instalado ao lado do Terminal Urbano, com entrada pela Rua Vidal Ramos, onde hoje funciona um estacionamento.
Estrutura
Serão dois pavimentos, numa área construída de 1.994,80 metros quadrados, distribuídos em 26 boxes, com média de 35 metros quadrados, além de um espaço central de 373,42 metros quadrados para realização de eventos. Além de contar com elevador, rampas e todos os mecanismos necessários à acessibilidade.
Conforme o projeto, cada pavimento terá 13 boxes e dois conjuntos de banheiros. O segundo piso foi projetado de modo que eventos realizados na área central do térreo possam ser assistidos também do piso superior.
Biblioteca
O espaço destinado ao Mercado Público receberá, também, investimentos próprios do município para incorporação da Biblioteca Municipal. O prédio que hoje abriga o Procon será totalmente reformado para dar lugar à Biblioteca. Segundo o prefeito, o município deve investir cerca de R$ 400 mil nessa estrutura. “É uma obra grande, a qual vai integrar uma obra financiada, com o projeto da Biblioteca Pública que vamos custear com recursos próprios”, comentou.